26 de junho, de 2024 | 17:26
Ipatinga implanta exames de mamografia com a reinauguração da Policlínica
Assim que reinaugurar a Policlínica Municipal, que ocorrerá nesta quinta-feira (27), as 17h, rua Joaquim Nabuco, 370, bairro Cidade Nobre -, a administração de Ipatinga vai ampliar a oferta gratuita de mamografias, que nos últimos anos eram realizadas pela rede pública apenas por meio de parcerias. Ao mesmo tempo que o município investe em uma tecnologia de última geração. Um moderno mamógrafo adquirido vai potencializar o atendimento”, informou o governo.
Com a reforma na unidade estratégica da rede municipal de saúde, a sala de mamografia foi inteiramente estruturada. O ambiente está bastante acolhedor para as mulheres que precisarem realizar exames de prevenção contra doenças. A realização do exame será de máxima qualidade, evitando o risco de repetições e exposições desnecessárias à radiação”.
Eficiente e eficaz
Temos a consciência de que o diagnóstico precoce é essencial para um tratamento mais eficiente e eficaz. O que pudermos fazer para trazer tranquilidade e conforto para os pacientes tem que ser feito. Os profissionais da saúde vão poder consultar e compartilhar rapidamente os resultados dos exames, inclusive utilizando smartphones ou computadores. O ambiente e o acolhimento humanizado, por parte da nossa equipe, certamente vai proporcionar uma experiência mais agradável na realização dos exames, e o oferecimento do serviço na Policlínica significa também economia de recursos para o município”, afirmou prefeito Gustavo Nunes (PL).
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, foram investidos na aquisição do mamógrafo da Policlínica cerca de R$ 1 milhão.
Em Ipatinga, a meta de atendimento é garantir oportunidades para que a mulher regularize o exame de mamografia, que deve ser realizado a cada dois anos ou conforme orientação médica. De acordo com a diretora do Departamento de Atenção Especializada (DAES), Katiane de Araújo Silva Almeida, esta iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Ipatinga em promover a saúde das mulheres, aumentando com isso inclusive a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce”.
Encaminhamento
De acordo com o protocolo, o exame de mamografia ofertado pela rede municipal deve ser agendado na Unidade Básica de referência do paciente.
É nosso dever, enquanto rede municipal de saúde, proporcionar todos os procedimentos médicos necessários para a qualidade de vida dos moradores de Ipatinga, garantindo assim a integridade da assistência e assegurando que toda mulher na faixa etária preconizada regularize a sua mamografia. Por mês, a rede municipal espera realizar, em média, 1.500 exames, incluindo também o serviço contratado nas clínicas credenciadas”, adianta o secretário de Saúde, Walisson Medeiros.
Confira a matéria completa em: www.diariodoaco.com.br