Começou nesta quarta-feira (19), em Ipatinga, uma nova ação de fiscalização dos veículos de transporte escolar no município. A Prefeitura executa o trabalho por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma).
O prazo para vistoria e regularização se encerrou em 9 de março. O prazo foi estendido para regularização, a partir de agora, blitze acontecerão para abordagem dos veículos que atuam na cidade.
A Diretora do Departamento de Transporte e Trânsito (Detra), Graziella Pires, ressalta que é importante que os veículos escolares estejam em dia com o cumprimento das exigências legais, para não sofrerem multa e outras penalidades. “Estar em dia com a permissão, assim como a documentação do carro e a CNH específica do motorista, com curso para transportes escolares, é fundamental. Nas ações de blitz, verificamos ainda as condições internas do veículo e os cintos de segurança, além da plotagem externa, que é a faixa amarela com a palavra ‘escolar’ impressa”, destaca a diretora.
Ela acrescenta que “com o vencimento do prazo para regularização dos escolares foi iniciada a fiscalização, e será multado aquele veículo que estiver irregular. Atualmente, temos 294 vans escolares cadastradas na Prefeitura de Ipatinga. Pais e responsáveis devem ficar atentos quanto ao cumprimento de protocolos e mecanismos de segurança, antes da contratação do serviço”, assinala.
A prefeitura adianta que outras blitze estão programadas e que a partir de agora essas ações serão regulares e programadas com mais frequência.
DENÚNCIAS
Denúncias sobre atividade irregular no transporte escolar e outras informações relacionadas ao segmento devem ser encaminhadas à Ouvidoria da PMI (156), de segunda a sexta, de 12h às 18h, ou por meio do telefone 3829-8529