IPATINGA – A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo (SEMDETUR), deu início à instalação das placas que identificam o Roteiro Turístico Ipatinga Rural, com objetivo de facilitar o acesso de turistas e visitantes aos empreendimentos que fazem parte deste Roteiro, valorizando ainda mais os atrativos da zona rural de nosso município. O projeto está sendo realizado em parceria com o Sebrae e apoio do Conselho Municipal de Turismo de Ipatinga (Comtur).
Ao todo, serão 66 placas instaladas, distribuídas em diversas localidades da zona rural de Ipatinga — que representa 54% da extensão territorial do município. A sinalização começa na entrada do Barra Alegre e segue até o Ipaneminha.
De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo, Dijalma Matos, a iniciativa marca um avanço importante para o turismo local:
“O espaço rural deixou de ser exclusivamente agrícola e passou a agregar diversas atividades. O turismo rural é um desses caminhos, promovendo geração de renda, valorização do patrimônio natural e cultural, além de novas oportunidades para as comunidades. A sinalização era solicitada há mais de 10 anos e agora se torna realidade, com grande impacto na estruturação do nosso roteiro turístico”, destaca o secretário.
Mais faturamento e novas oportunidades
O crescimento do setor é comprovado em números. A quantidade de visitantes passou de 4.351 em 2021 para 16.395 em 2024, um aumento de 276,80% em quatro anos. Cerca de 80% dos empreendedores registraram aumento em até 30% no faturamento e 20% ultrapassaram os 50%. Além disso, cresce a procura por espaços rurais para eventos corporativos.
A sinalização turística é considerada fundamental para o desenvolvimento do turismo: além de facilitar a orientação de turistas e visitantes, também atrai investimentos, melhora a infraestrutura local e contribui para o fortalecimento da economia rural.
Compartilhe em suas redes sociais
Confira a matéria completa em: www.jornalbairrosnet.com.br