O Ipatinga vai pedir judicialmente a paralisação do Campeonato Mineiro. O clube considerou que a Federação Mineira de Futebol (FMF) errou após a desistência do Patrocinense do triangular de rebaixamento ao Módulo II de 2025. Somente o campeão desta repescagem não cairá de divisão.
Com a desistência do Patrocinense, a FMF declarou o time como rebaixado e colocou os resultados do time no triangular em 3 a 0 para o adversário (W.O.). No caso questionado pelo Ipatinga, o Democrata-GV venceu o CAP por 1 a 0, na última segunda-feira (18), no Mamudão, pela segunda rodada, mas o resultado foi transformado em 3 a 0.
Para Nicanor Pires, presidente do Ipatinga, a decisão da FMF fere o quinto parágrafo do artigo 89 do Regulamento Geral de Competições (RGC). O texto diz: “O clube que abandonar ou for excluído do campeonato terá os resultados até então conquistados considerados sem efeito, salvo se ocorrer nas três últimas rodadas, hipótese em que as partidas restantes serão consideradas perdidas à semelhança dos casos de não comparecimento, prevalecendo-se os resultados anteriores”.
“Já teve três rodadas, porque ontem (quinta-feira) finalizou a terceira rodada. O Patrocinense desistiu depois da terceira rodada, já na quarta. Aí falta a quarta, a quinta e a sexta. Faltam três rodadas. A federação tem que manter o resultado entre Democrata-GV e Patrocinense, que foi de 1 a 0 para o Democrata-GV. Do jeito que a federação publicou, ela deu a vitória ao Democrata por 3 a 0. Ou seja, o Democrata está sendo beneficiado”, afirmou, à Itatiaia, Nicanor Pires.
O Ipatinga buscará a paralisação do Campeonato Mineiro até o julgamento do caso. As finais do Mineiro estão marcadas para 30 de março e 7 de julho e as decisões do Troféu Inconfidência neste sábado (23) e na próxima quinta-feira (28).
“Vamos entrar no Tribunal pedindo que a Federação Mineira mantenha o resultado da partida, conforme fala o regulamento. Se ocorrer nas três últimas rodadas, e no nosso atendimento está nas três últimas, ou se ela definir pela anulação dos resultados da partida do Patrocinense, tem que anular do campeonato inteiro. Aí isso interfere em uma classificação geral”, completou.
A Itatiaia entrou em contato com a FMF, que informou que a Diretoria de Competições (DCO) da entidade avaliará a situação.
Desistência do Patrocinense
O Patrocinense abandonou nesta sexta, por falta de verba, a disputa do restante do triangular e foi rebaixado ao Módulo II. Nessa quinta-feira (21), o time não conseguiu viajar para Ipatinga e perdeu por W.O., 3 a 0, para o Tigre do Vale do Aço, pela terceira rodada. Além disso, o CAP foi multado em R$ 100 mil.
Jogos do triangular
- 1ª rodada, 12/03 – Ipatinga 4 x 3 Democrata-GV
- 2ª rodada, 18/03 – Democrata-GV 1 x 0 Patrocinense (resultado virou 3 a 0 após desistência do Patrocinense)
- 3ª rodada, 21/03 – Patrocinense 0 x 3 Ipatinga (W.O.)
- 4ª rodada, 25/03 – Ipatinga x Patrocinense (3 a 0 ao Ipatinga após desistência do Patrocinense)
- 5ª rodada, 30/03 – Patrocinense x Democrata-GV (3 a 0 ao Democrata-GV após desistência do Patrocinense)
- 6ª rodada, 07/04 – Democrata-GV x Ipatinga
Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas
Compartilhe:
Confira a matéria completa em: www.cnnbrasil.com.br