Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço » Ipatinga » Ipatinga sedia treinamento que visa implementar políticas públicas de infraestrutura e transportes

Ipatinga sedia treinamento que visa implementar políticas públicas de infraestrutura e transportes

mn_20240604162319_q63pmIeGnq.jpg

05 de junho, de 2024 | 06:00

Ipatinga sedia treinamento que visa implementar políticas públicas de infraestrutura e transportes

Construção do Plano Estadual de Logística e Transporte de Minas Gerais (PELT-MG) pode potencializar o transporte metropolitano intermunicipal e de cargas

Alex Ferreira
A iniciativa da Seinfra e Codemge tem foco na logística de cargas e transporte de passageiros na Região Metropolitana A iniciativa da Seinfra e Codemge tem foco na logística de cargas e transporte de passageiros na Região Metropolitana

Ocorre nesta quinta-feira (5), a partir das 13h30, no salão de eventos do Grande Hotel Ipatinga, localizado na avenida Brasil, no bairro Iguaçu, o 5º workshop para debater políticas públicas de infraestrutura, transportes e mobilidade no estado. A iniciativa é da Secretaria de Infraestrutura, Transportes e Mobilidade do Estado de Minas Gerais (Seinfra) e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), e tem como objetivo debater sobre a construção do Plano Estadual de Logística e Transporte de Minas Gerais (PELT-MG).

O PELT-MG, por sua vez, irá auxiliar a traçar cenários de investimentos, avaliar e recomendar ações, obras e iniciativas voltadas ao transporte de bens e pessoas nas rodovias, ferrovias, aeroportos e vias navegáveis do estado.

“O Plano está sendo desenvolvido com base em uma metodologia recomendada internacionalmente, que simula as obras e investimentos nas infraestruturas, e com isso, gera dados precisos para permitir a priorização das obras que mais impactam os aspectos buscados pela política pública de logística e transportes, como a sustentabilidade, a eficiência, a acessibilidade e o desenvolvimento socioeconômico. Isso faz com que o gestor tenha em mãos um sólido instrumento para a tomada de decisão estratégica e para priorizar os investimentos públicos ou em parceria com o setor privado, em rodovias, ferrovias, aeroportos e vias navegáveis”, detalha Aaron Duarte Dalla, subsecretário de transportes e mobilidade, ao Diário do Aço.

Aaron também enfatiza a importância desta discussão para a logística na Região Metropolitana do Vale do Aço: “O Vale do Aço é uma região de relevância internacional pela sua produção mineral, de metais e suas obras. Essa produção demanda uma complexa infraestrutura de transportes que precisa entregar agilidade e baixo custo para continuar impulsionando os mercados e tornar os produtos cada vez mais competitivos no comércio exterior e doméstico. O PELT estudará e traçará as possibilidades de investimentos em projetos existentes e em novos projetos, à longo prazo. Esse tipo de planejamento é essencial para garantir crescimento econômico sustentável e perene para a região”, explica.

Intermunicipal
O desenvolvimento e implantação do plano pode inclusive, impactar o transporte intermunicipal em MG, sobretudo na RMVA, com um transporte metropolitano intermunicipal adequado.

O PELT-MG tem como escopo de atuação, a logística e transportes na escala estadual, nacional e internacional, cujos fluxos são classificados como interurbanos. Para o transporte urbano em regiões metropolitanas, o planejamento deve ser realizado de forma integrada com os transportes municipais, de modo a desenvolver uma rede eficiente e complementar de transporte público. “A Seinfra e a Codemge vêm atuando também nesse tipo de estudo, e podemos avançar no desenvolvimento de um projeto específico de transporte público para a região metropolitana do Vale do Aço”, acrescenta Aaron Duarte.

Quem participa
Para a realização do 5º workshop do Plano Estadual de Logísticas e Transportes, serão convidados especialistas e representantes da área para promover a discussão do tema, colher percepções e contribuições para o desenvolvimento do estudo. Gestores públicos (prefeitos, secretários de infraestrutura, obras públicas ou transportes), acadêmicos e pesquisadores do tema, técnicos dos setores de infraestrutura e transportes, empresas e embarcadores interessados na logística e na infraestrutura do Estado também podem participar.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Confira a matéria completa em: www.diariodoaco.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM