Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » Ipatingão sedia Torneio de Xadrez em Memória de Alexander Souza

Ipatingão sedia Torneio de Xadrez em Memória de Alexander Souza

Ipatingão sedia Torneio de Xadrez em Memória de Alexander Souza

Aconteceu neste domingo (25) o 1º Torneio em Memória do professor Alexander Souza, no Ipatingão, fruto de parceria da Prefeitura Municipal de Ipatinga, via Secretaria de Cultura e Esporte e Lazer (Semcel), com a Liga Vale do Aço de Xadrez e a Federação Mineira de Xadrez. Este evento marcou a segunda etapa do Circuito Vale do Aço 2024.

O mestre nacional Thiago Guerino sagrou-se campeão do torneio, conquistando o título invicto, com cinco vitórias e um empate. Malon Vinicius, de Belo Horizonte, ficou em segundo lugar, seguido por Vicente Rocha, de Martins Soares, em terceiro.

Na categoria sub-16, Daniel Drummond, representando Itabira, sagrou-se campeão, enquanto Sarah Elizabeth levou o título na categoria feminina.

A competição atraiu entusiastas do xadrez de diversas cidades mineiras, como Manhuaçu, Governador Valadares, Coronel Fabriciano, Martins Soares, Belo Horizonte, Itabira e Ipaba.

O torneio faz parte de um Circuito de cinco etapas ao longo do ano. Para mais informações, interessados podem consultar o Instagram @xadrezvaledoaco.

Quem foi Alexander?

Desde a infância, ele descobriu sua paixão pelo xadrez na Escola Municipal Levindo Mariano, no bairro Bom Jardim, próximo à sua residência. Com o passar dos anos, se formou em Educação Física e tornou-se professor de xadrez nas escolas municipais de Ipatinga, além de árbitro em eventos enxadrísticos na região. Sua dedicação não se limitou apenas às salas de aula; ele também capacitou novos professores, compartilhando metodologias de ensino que facilitaram o aprendizado dos alunos.

Aos 29 anos de idade, em 31/10/23, Alexander faleceu. “Sua partida precoce deixou uma lacuna imensa, mas sua memória vive através desta singela homenagem. Em parceria com a Liga Vale do Aço de Xadrez, a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, se une para honrar Alexander, que foi não apenas um exemplar funcionário, mas também um verdadeiro entusiasta do xadrez”, reflete o secretário da Semcel, Carlão Oliveira.

Confira a matéria completa em: zug.net.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM