A madrugada deste domingo (19/1) foi marcada por mais uma atuação impecável de Islam Makhachev, que provou novamente por que é o melhor lutador peso-por-peso do mundo no ranking do UFC. Na luta principal do UFC 311, disputado em Inglewood, na Califórnia, o campeão peso-leve defendeu o título com sucesso diante do brasileiro Renato Moicano, finalizando o combate ainda no primeiro round.
Com o triunfo, Islam Makhachev se tornou o recordista em defesas de cinturão na categoria até 70 kg, superando, inclusive, seu amigo e treinador do Daguestão, o ex-campeão do UFC, Khabib Nurmagomedov.
Ao todo, Makhachev venceu quatro lutas em defesas de título. Além de Renato Moicano, ele superou anteriomente Dustin Poirier e Alexander Volkanovski (duas vezes). O russo é campeão desde outubro de 2022, quando bateu o então campeão Charles do Bronx.
Início promissor para Moicano
O brasileiro Renato Moicano entrou no octógono determinado e conseguiu empolgar os fãs. Após um início tenso, ele surpreendeu Makhachev com um direto de direita que desequilibrou o russo. Foi um momento de esperança para os torcedores, que acreditaram que Moicano poderia alcançar o improvável.
No entanto, a resposta do campeão foi imediata. Recuperado rapidamente do golpe, Makhachev recorreu ao wrestling, levando o brasileiro para o chão, onde a superioridade técnica foi incontestável. Com uma transição precisa e um domínio absoluto no solo, Islam não deu chances para Moicano escapar e encerrou o combate com uma finalização eficiente.
Declaração emocionada de Moicano
Após o combate, Renato Moicano, visivelmente emocionado, lamentou o desfecho da luta. Ele foi chamado para enfrentar Islam Makhachev às vésperas do UFC 311 depois que Arman Tsrukyan – que seria o adversário do russo – deixou o card por causa de uma lesão.
“Estou muito triste, passei a vida esperando por esse momento. Tenho muito o que dizer, mas esse não é o momento. Não sei se terei outra oportunidade como essa”, declarou o brasileiro, refletindo sobre o que foi, até agora, a maior chance de sua carreira no MMA.
Resultados UFC 311
Card Principal
- Islam Makhachev venceu Renato Moicano por finalização (triângulo de mão) aos 4m05s do 1º round
- Merab Dvalishvili venceu Umar Nurmagomedov por decisão unânime (49-46, 48-47, 48-47)
- Jiri Prochazka venceu Jamahal Hill por nocaute técnico aos 3m01s do 3º round
- Jailton Almeida venceu Serghei Spivac por nocaute técnico aos 4m53s do 1º round
- Reinier de Ridder venceu Kevin Holland por finalização (mata-leão) aos 3m31s do 1º round
Card Preliminar
- Raoni Barcelos venceu Payton Talbott por decisão unânime (30-27, 30-27, 30-26)
- Azamat Bekoev venceu Zachary Reese por nocaute aos 3m04s do 1º round
- Bogdan Guskov venceu Billy Elekana por finalização (guilhotina) 3m33s do 2º round
- Grant Dawson venceu Diego Ferreira por decisão unânime (30-27, 30-27, 30-27)
- Ailin Perez venceu Karol Rosa por decisão unânime (30-27, 29-28, 29-28)
- Muin Gafurov venceu Rinya Nakamura por decisão unânime (30-27, 30-27, 30-27)
- Benardo Sopaj venceu Ricky Turcios por decisão unânime (30-27, 30-27, 29-28)
- Tagir Ulanbekov venceu Clayton Carpenter por decisão unânime (30-27, 30-27, 29-28)
A notícia Islam Makhachev finaliza brasileiro e alcança marca histórica no UFC foi publicada primeiro no No Ataque por Ailton do Vale
Confira a matéria completa em: noataque.com.br