Projeto de Campus da UFOP em Ipatinga recebe 60 milhões do Governo Federal
O Campus em Ipatinga é um projeto antigo da UFOP e um dos objetivos é abrigar principalmente um curso de Medicina.
A reitora da UFOP Profa. Dra. Cláudia Marliére participou do encontro de reitores com o presidente Lula e ministros de Estado, em Brasília, na última segunda-feira (10/06/2024).
Neste encontro foi anunciado que a UFOP, Universidade Federal de Ouro Preto, será contemplada com cerca de R$60 milhões do Plano de Aceleração do Crescimento para a Educação (PAC/Educação) para dar continuidade ao projeto do Campus do município de Ipatinga.
Segundo a Reitora, as discussões sobre a implantação de um campus no Vale do Aço foram iniciadas em 2003, acrescentando que, em 2005, os conselhos superiores aprovaram a concepção desse projeto, mas a sua implantação não foi efetivada por questões orçamentárias.
“Estamos aguardando mais detalhes sobre os investimentos para o campus de Ipatinga, um desejo antigo da UFOP, para sabermos os próximos passos”, disse a reitora da UFOP Profa. Dra. Cláudia Marliére, cuja declaração foi publicada no site da UFOP.
A reitora disse também que aguarda também o anúncio de mais R$30 milhões para a implantação da Biblioteca Central, no Campus de Ouro Preto.
Em 2013 a Prefeitura de Ipatinga doou para a UFOP um terreno de 35 mil metros quadrados para instalação do Campus.
De acordo com o Pró-reitor de Planejamento e Administração, Prof. Eleonardo Lucas Pereira, com os recurso do PAC será possível à UFOP dar continuidade ao processo. Segundo ele, várias das edificações já existentes no terreno serão reaproveitadas para abrigar, provisoriamente, as salas de aula, os gabinetes dos professores, assim como os setores administrativos e estudantis.”
PROJETO BÁSICO – Para as instalações iniciais, está prevista uma edificação de quatro pavimentos que abrigará os laboratórios. Ainda nesta fase, deve ser construída a portaria principal, uma lanchonete, assim como o processo de urbanização do espaço, com a manutenção das espécies vegetais existentes. De acordo com Prof. Eleonardo, os desafios para se implantar todo o projeto são muitos, advertindo, assim, que os recursos destinados podem ser suficientes apenas para a construção física e a urbanização. Nesse sentido, a UFOP vai buscar novos investimentos de forma a viabilizar a compra do mobiliário e dos instrumentos laboratoriais.
Campus do Vale do Aço
A reitora Cláudia Marliére entende que o projeto do Campus do Vale do Aço precisa ser consolidado, inclusive em respeito à memória daqueles que o idealizaram. “Uma universidade nunca estará pronta, e o nosso compromisso é com a com o fortalecimento da educação pública, e, por isso, não podemos fechar as janelas de oportunidades que vão surgindo, porque a beneficiária de todo esse processo é a população brasileira”, disse, acrescentando que isso “não implica em deixar de lado iniciativas que consolidem os campi existentes nem a a busca do hospital universitário, ainda na pauta dessa gestão”.
Fonte e fotos : site da UFOP
Receba notícias do jornal O Espeto em seu Whatsapp: clique aqui
SAL : Serviço de Atendimento ao Leitor : Clique aqui para entrar no Grupo destinado aos leitores e leitoras do jornal O Espeto para enviar opiniões, comentários, sugestões de reportagens, reclamações e elogios sobre as matérias publicadas pela equipe do jornal O Espeto. É grupo de conversa com o leitor (a) sobre o jornal, e nossas produções, destinado a quem quer participar, contribuir, e indicar pautas e avaliar o material produzido.
Relacionado
Confira a matéria completa em: jornaloespeto.com.br