Segundo à Justiça Eleitoral, desde o ano de 2017, os eleitores da região podem fazer o cadastramento biométrico. Biometria
Tribunal Superior Eleitoral/Divulgação
A Justiça Eleitoral do Vale do Aço está convidando os eleitores para o cadastramento biométrico. O procedimento é realizado na região desde 2017.
No entanto, os dados do Tribunal Superior Eleitoral apontam que, até o início deste mês de abril, apenas 52% do eleitorado de Coronel Fabriciano já tinham feito a biometria.
A situação de outras cidades do Vale do Aço não é diferente, todas estão enfrentando pouca procura pelo cadastramento biométrico: 49% em Timóteo e apenas 42% em Ipatinga e Santana do Paraíso.
A Justiça Eleitoral informou a situação contrasta com o reatante do país, já que mais de 80% dos eleitores já se cadastraram biometricamente.
O cadastro ainda não é obrigatório para as cidades do Vale do Aço, mas a Justiça Eleitoral de Minas Gerais incentiva o eleitor a fazer a biometria o quanto antes, a fim de se evitar longas filas e, principalmente, para ser identificado com mais segurança nas urnas eletrônicas.
Todo o procedimento é simples, rápido e gratuito. Para agilizar, o eleitor ou a eleitora pode ligar para o número 148 e agendar dia e horário para comparecer ao Cartório Eleitoral mais próximo munido de seu documento oficial de identificação, CPF e do comprovante de residência.
Não é necessário levar fotos ou cópias de documentos.
Os Cartórios Eleitorais de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo estão atendendo todos os dias, inclusive aos sábados, domingos e feriados, em regime de plantão. (veja endereços abaixo)
A data-limite para a coleta biométrica neste ano eleitoral será o dia 8 do próximo mês de maio.
Veja os endereços e horários de atendiementos nos cartórios
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 Vales no WhatsApp
Vídeos do Leste e Nordeste de Minas Gerais
Veja mais notícias da região em g1 Vales.
Confira a matéria completa em: g1.globo.com