Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » Lama e prejuízos marcam o dia seguinte ao temporal que atingiu o Vale do Aço; veja fotos

Lama e prejuízos marcam o dia seguinte ao temporal que atingiu o Vale do Aço; veja fotos

Lama e prejuízos marcam o dia seguinte ao temporal que atingiu o Vale do Aço; veja fotos

Ribeirões que cortam Coronel Fabriciano e Ipatinga transbordaram e deixaram ruas e imóveis alagados. Houve também queda de árvores e transtornos causados pelo temporal. Temporal deixou rastro de lama em várias ruas de Coronel Fabriciano
Wallace Miranda/Prefeitura Municipal de Coronel Fabriciano
A manhã desta quarta-feira (18) foi de limpeza e levantamento de prejuízos no Vale do Aço, depois de um temporal que atingiu a região, na tarde anterior. Coronel Fabriciano registrou alagamentos com a cheia do Ribeirão Caladão. Não houve registros de desabrigados ou desalojados no município, assim como também não foi contabilizada nenhuma família sem abrigo em Ipatinga.
Coronel Fabriciano
🔔 Clique aqui para seguir o canal do g1 Vales no WhatsApp
Em várias ruas de Coronel Fabriciano o cenário pela manhã foi de muita lama e sujeira. Calçadas e imóveis comerciais foram invadidos pela água da chuva e pelo transbordamento do Ribeirão Caladão (veja a galeria de fotos abaixo).
Tempora deixou rastro de lama em Coronel Fabriciano
A prefeitura de Coronel Fabriciano informou que não houve registro oficial de pessoas desalojadas mas que, segundo plano de contingência do município, três locais ficaram preparados para receber as famílias caso ocorra alguma situação dessa natureza. Confira os pontos de apoio:
Escola Municipal Argeu Brandão | Rua Padre Américo Magalhães, 2054 – bairro Manoel Maia
CMEI Sonho de Criança | Rua Joaquim Gomes da Silveira Neto, 417 – bairro Júlia Kubitschek
CMEI José Pinto | Rua: Cirineu Teixeira, 915 – bairro Santo Antônio
Ainda segundo a administração municipal, o transporte público também enfrentou dificuldades para chegar a alguns bairros em direção ao distrito de Melo Viana, por conta dos pontos interditados pela água e pela lama.
A Defesa Civil informou que choveu mais de 80 milímetros, sendo 70 em apenas 45 minutos.
Os principais bairros atingidos foram: JK, Melo Viana, Giovanini, Surinan, Sílvio Pereira, Frederico Ozanan, Santa Terezinha II, Judith Bering, Jardim Primavera, Manoel Maia, Alipinho, São Domingos e Caladinho do Meio (avenida Tancredo Neves).
De acordo com o Corpo de Bombeiros, foram registradas 60 ocorrências, entre salvamentos de pessoas ilhadas e outras situações relacionadas aos danos causados pelas chuvas. Ninguém ficou ferido.
A Polícia Militar também colocou o efetivo à disposição do município. A prefeitura fez uma reunião de emergência na manhã desta quarta-feira.
Ipatinga
Em Ipatinga, os principais bairros afetados foram o Bom Jardim, Limoeiro e Esperança. Segundo a Defesa Civil choveu 77 milímetros na cidade no período de uma hora. Não houve registro de famílias desabrigadas ou desalojadas.
Na manhã seguinte ao temporal, a água do Ribeirão Ipanema retornou para o leito no trevo de acesso aos bairros Esperança, Ideal e Bom Jardim
Initial plugin text
No trevo de acesso aos bairros Bom Jardim e Esperança, o Ribeirão Ipanema já havia voltado para o leito na manhã desta quarta-feira (18). Situação bem diferente do que foi registrado durante o temporal (veja na foto acima).
Ainda segundo a prefeitura, o trabalho preventivo de limpeza em córregos e bocas de lobo foram determinantes para que ocorrências mais graves não fossem registradas. Na semana, cerca de 35 toneladas de resíduos foram recolhidos.
Ainda assim, algumas famílias tiveram prejuízos com as chuvas e são assistidas pelo município, de acordo com o diretor da Defesa Civil de Ipatinga, Júlio Cesar Teodoro:
“O regional do Bom Jardim teve um acúmulo de 40 milímetros em 60 minutos. Então foi esse acúmulo de água em curto tempo de espaço que ocasionou esses alagamentos, esses córregos que ficaram transbordados e que inundaram as principais vias da cidade”, afirmou.
Foi registrada a queda de árvore no bairro Cidade Nobre, mas não houve feridos.
Tempestade causa estragos em Coronel Fabriciano
Vídeos do Leste e Nordeste de Gerais
Veja mais notícias da região em g1 Vales.

Confira a matéria completa em: g1.globo.com

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM