Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » Levantamento do LIRAa aponta aumento de mais de 100% no índice de infestação do Aedes Aegypti em Ipatinga

Levantamento do LIRAa aponta aumento de mais de 100% no índice de infestação do Aedes Aegypti em Ipatinga

Levantamento do LIRAa aponta aumento de mais de 100% no índice de infestação do Aedes Aegypti em Ipatinga

Dados também revelaram que 80% dos focos foram encontrados dentro dos domicílios. Em Ipatinga, índice de infestação mais que dobrou em dois meses.
Sean Werle/INaturalist
A prefeitura de Ipatinga divulgou nessa terça-feira (16), os dados do Índice Rápido de Aedes Aegypti, o LIRAa.
De acordo com o município, o grau de infestação levantado foi de 7,4%.
O número mais que dobrou desde o último levantamento, divulgado no dia 13 de novembro do ano passado. No penúltimo mês de 2023, o grau de infestação era de 3,6%.
A infestação acima de 4% já sinaliza alto risco de transmissão. Durante a pesquisa, mais de 4 mil imóveis foram visitados.
Os bairros com maior infestação são: Bom Jardim, Ferroviários, Horto, região industrial e da Usipa, com 12,8% de infestação.
Os criadouros mais encontrados foram nos Depósitos Móveis (vasos/frascos, pratos, bebedouros, com 37,6%.
Veja os dados completos:
Bairros
Veneza – 10,3%; Esperança e Ideal – 10%; Granjas Vagalume e Bethânia – 8,5%; Caravelas e Jardim Panorama – 8,2%; Cidade Nobre e Iguaçu – 7,2%; Limoeiro, Chácaras Madalena, Córrego Novo, Barra Alegre e Chácaras Oliveira – 7,1%; Imbaúbas, Bom Retiro, Bela Vista, Bairro das Águas, Cariru, Castelo, Vila Ipanema, Centro, Novo Cruzeiro, Parque Ipanema – 5,6%; Vila Celeste – 5,5%; Tiradentes e Canaã – 3,6%; Canaãzinho e Vila Militar – 2,1%.
Criadouros
Depósitos Móveis (vasos/frascos, pratos, bebedouros) – 37,6%; Lixo (recipientes plásticos, garrafas, latas, sucatas em ferro velho) – 29,8%; Depósitos nível do solo (barril, tinta, tambor, tanque, poço) – 12%; Depósitos Fixos (borracharias, calhas, lajes) – 10,2%; Pneus e outros materiais rodantes (passíveis de remoção) – 7,6%; Depósitos Naturais – 1,6%; Depósitos Elevados (caixas d’água) – 1,3%.
A prefeitura também informou que está agindo no combate ao mosquito em todas as regiões da cidade, com carro o outros equipamentos móveis para aplicação de fumacê, além da melhoria na infraestrutura da rede de saúde para atendimento a pessoas afetadas por dengue, zika e chikungunya.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Vales no WhatsApp
Vídeos do Leste e Nordeste de MG

Confira a matéria completa em: g1.globo.com

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM