Linha com cerol era manuseada pelo vizinho
No último domingo (02), uma criança de 6 anos perdeu dois tendões da perna direita após linha com cerol cair na rua. Atualmente, a menina está no Hospital Getúlio Vargas (HGV), no Recife, após passar por duas unidades de saúde.
De acordo com a família da criança, a menina estava caminhando para a casa da avó, com seu tio, quando uma linha com cerol a atingiu. A mãe da vítima, Dandara Almeida Santana, de 26 anos, disse que o vizinho sempre empinou pipa na rua. No entanto, ao tentar dar “o bote” em outra pipa, a linha com cerol caiu e atingiu a menina.
“Nisso, um motoqueiro que passava na rua arrastou a linha, que atingiu as pernas da minha filha. A gravidade só não foi pior porque o tio dela rasgou a linha a tempo. Minha filha teve ruptura de dois tendões da perna direita. É um absurdo que exista gente que ainda use cerol hoje em dia”, contou.
Apesar da revolta, a família ainda não registrou o boletim de ocorrência, uma vez que a prioridade é cuidar da criança.
Em nota, a a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgou que, na última terça-feira (04), a criança passou por exames e avaliações médicas da equipe ortopédica.
Linha com cerol é proibida em Pernambuco
De acordo com o artigo 1º da Lei nº 11.931, de 3 de janeiro de 2001, o uso de cerol é, estritamente, proibido em linhas ou cordões para a soltura de pipa, papagaios ou pandorgas em lugares públicos e privados. Esta lei se aplica em todo o estado do Pernambuco.
Além disso, no dia 6 de fevereiro deste ano, a Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que também proíbe a fabricação, comercialização e utilização de linhas com cerol em pipas e outros brinquedos. A pena, neste caso, seria a aplicação de multas e, até mesmo, detenção. Assim, a proposta será enviada ao Senado para discussão.
Foto destaque: Reprodução/AgFang/Istock
Confira a matéria completa em: maisvip.com.br