Levantamento de setembro mostrou que 2,7% dos domicílios visitados tem focos de larvas do mosquito Aedes aegypti que é o transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela. Jundiaí registra primeira morte por dengue deste ano
Prefeitura de Jundiaí/Divulgação
A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, divulgou o resultado do 3º Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), deste ano.
O LIRAa de setembro mostrou que 2,7% dos domicílios visitados tem focos de larvas do mosquito Aedes aegypti que é o transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela.
O índice apontado revela que a cidade está com risco médio de transmissão. O primeiro levantamento do ano ficou em 6,4% e o segundo em 3,4%. O novo resultado ficou inferior, mas ainda requer a atenção da população, já que de acordo com a Organização Mundial de Saúde, o perentual aceitável é abaixo de 1%.
Mesmo com a queda no percentual, o secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau, reforçou a importância da participação popular no combate ao mosquito.
“O calor chegou e com ele, as altas temperaturas e possíveis pancadas de chuva, uma combinação perfeita para o surgimento de criadouros do Aedes aegypti. Conseguimos reduzir o índice, mas ainda requer nossa atenção. A Gestão tem feito um trabalho importante na cidade de combate ao mosquito, mas sem o apoio da população é impossível acabar com os focos de larvas”, disse o secretário.
Bairros com maior índice
Os bairros com maior índice de larvas do Aedes Aegypti são: Santa Terezinha I, com 16,6%, bairro JK com 10%, Mangueiras 6,2%, Aldeia do Lago com 5,5% e São Domingos II, com 5.3%.
O levantamento apontou também que a larva do Aedes aegypti foi encontrada em vários depósitos destaque para: vasos de flor (25%); caixas d’água (12,5%); recipientes plásticos (10,0%); vasos sanitários (7,5%); latas (7,5%); balde (7,5%); bebedouros de animais (5,0%).
Coronel Fabriciano já registrou em 2023:
Dengue – 2.656 notificados e 1.035 confirmados
Chikungunya – 536 notificados e 248 confirmados
Zika – cinco notificados e zero confirmados
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Vales no WhatsApp
Vídeos do Leste e Nordeste de Gerais
Veja mais notícias da região em g1 Vales.
Confira a matéria completa em: g1.globo.com