Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » Literatura infantojuvenil enriquece acervo da Biblioteca Central de Ideias  

Literatura infantojuvenil enriquece acervo da Biblioteca Central de Ideias  

Literatura infantojuvenil enriquece acervo da Biblioteca Central de Ideias  

Mantido pelo Instituto Usiminas, espaço oferece formação e acesso à literatura com títulos diversos: desde obras sem texto até coleções folclóricas e de Ziraldo  

“Era uma vez um gato xadrez”, de Esther Proença, é um dos livros preferidos da pequena Sol Fonseca Silva, de apenas 8 anos. Ela é sócia da Biblioteca Central de Ideias e já conheceu muitas coleções do acervo do espaço, mantido pelo Instituto Usiminas, com patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, há 18 anos. Para ela, nada melhor do que aproveitar a vista para o Jardim Interno do Centro Cultural Usiminas enquanto descobre histórias e desvenda novas aventuras. “É muito legal e bonito. Gosto muito de passar meu tempo lá”, conta a menina.

De obras sem texto até coleções folclóricas, didáticas e de Ziraldo. Esse é o mundo em que Sol viaja na Biblioteca Central de Ideias, que tem títulos para crianças de todas as idades. Para a mãe, Jade Fonseca Reis, que também é professora, é o paraíso. “Sou a favor da criação espontânea e a leitura é uma das principais aliadas no processo de desenvolvimento humano. É por meio dela que a gente consegue reter memória, conectar fatos e ir além, para fora do nosso universo, e desenvolver as linguagens. Na Biblioteca, a gente tem um acervo moderno e diverso. É uma possibilidade. Sou uma grande fã”, comenta.

Com leitores infantojuvenis fiéis, a Biblioteca oferece um acervo repleto de cor, ilustrações e conhecimento. Do acervo, encerrando o mês das Crianças, destacam-se histórias como “A Grande Fábrica de Palavras”, de Agnes de Lestrade e Valeria Docampo; “Mordisco”, de Emma Yarlett; “Meu primeiro maluquinho em quadrinhos”, de Ziraldo, e outras obras da literatura de alfabetização, de poesia, clássicos e muito mais.

Os sócios podem fazer o empréstimo de mais de 6 mil livros presencialmente ou por meio do Delivery de Livros, serviço que o Instituto Usiminas presta desde 2020. Gratuitamente, às terças-feiras, o público do Vale do Aço pode reservar o livro e recebê-lo em casa.

“Estimular a leitura e promover o acesso a formação faz parte da nossa vocação. Boa parte dos nossos sócios são crianças. Buscamos diversificar e inovar sempre o nosso acervo para continuar sendo ponte para o conhecimento e um lar para o pensamento e a criatividade da nossa comunidade”, afirma Penélope Portugal, diretora do Instituto Usiminas.

Confira a matéria completa em: zug.net.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM