O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou neste sábado (26), em entrevista a jornalistas em Roma, que não encontrou o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante a missa de exéquias do Papa Francisco. Ele explicou que estava conversando com sua equipe sobre questões de segurança na saída, já que havia uma grande confusão.
“Não, não cumprimentei [o presidente Donald Trump] porque eu tava conversando com o meu pessoal sobre a questão da segurança na saída. Eu não vi o Trump, na verdade”, disse Lula ao ser questionado sobre um possível contato com o ex-líder norte-americano.
Durante a cerimônia, Trump também se encontrou com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e a Casa Branca classificou a reunião como “muito produtiva”, focando na situação da guerra entre Rússia e Ucrânia.
Lula comentou o conflito e enfatizou a urgência de uma solução: “Está ficando sem explicação”, afirmou o presidente brasileiro.
Na manhã deste sábado, ele participou da missa e do velório do Papa Francisco, que foi sepultado na Igreja de Santa Maria Maior, em Roma. Após a cerimônia, Lula destacou o sentimento de dever cumprido: “Cumprimos o nosso dever como cristãos, como religiosos e como políticos de vir no enterro de uma pessoa admirável como o Papa Francisco”.
O presidente também expressou o desejo de que o próximo pontífice siga o exemplo deixado por Francisco: “Quisera Deus que o próximo Papa fosse igual a ele, com o mesmo coração e os mesmos compromissos religiosos, além do combate à desigualdade que o Papa Francisco teve”.
Confira a matéria completa em: maisvip.com.br