Embora o PT e o presidente Lula já tenham se comprometido com a candidatura de Guilherme Boulos (PSOL) à prefeitura de São Paulo no ano que vem, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) sinalizou apoio à pré-candidata de seu partido, Tabata Amaral.
Em discurso na Assembleia Legislativa de São Paulo no sábado (28), durante evento promovido pelo PSB, Alckmin disse que a deputada federal representa “a novidade, a verdadeira mudança” e que seu partido pode “mudar a vida da população de São Paulo”.
O vice-presidente é uma figura forte na política do Estado e seu apoio tem relevância na disputa eleitoral. Ele foi governador quatro vezes e, para seu último mandato (que durou entre 2015 e 2018), foi eleito no primeiro turno com mais de 12 milhões de votos, o que representava 57% do eleitorado paulista. Em 2022, Lula o procurou para compor sua chapa à presidência para atrair o eleitorado de centro durante uma disputa polarizada contra Jair Bolsonaro.
Tabata aparece em terceiro lugar em pesquisas eleitorais, atrás de Boulos e do atual prefeito Ricardo Nunes (MDB). Apesar da resistência inicial do PT a Boulos, Lula dobrou o partido e disse que vai participar ativamente da campanha deste. Pelo menos outras três legendas de esquerda – PCdoB, PV e Rede – também confirmaram apoio ao candidato do PSOL.
(Com Estadão Conteúdo)
Confira a matéria completa em: zug.net.br