O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou, em Tóquio, sua preocupação com a recente tarifação de produtos importados imposta por Donald Trump. Lula alertou que isso poderá aumentar os preços e provocar uma inflação que Trump ainda não percebe. “Isso vai elevar o preço das coisas e pode levar a uma inflação que ele [Trump] ainda não está percebendo”, comentou durante uma coletiva de imprensa, ao final de sua visita de Estado ao Japão.
Lula argumentou que Trump não é o “xerife do mundo” e enfatizou a necessidade de um diálogo com líderes de outras nações, ao invés de ações unilaterais. “Não prevejo um quadro positivo nessa política de aumento de taxação”, afirmou o presidente brasileiro.
No que diz respeito às tarifas, Lula destacou que o Brasil irá reagir de duas formas: primeiro, levando a questão à Organização Mundial do Comércio (OMC), e, segundo, implementando a reciprocidade tarifária se a reclamação não for atendida. “É colocar em prática a lei da reciprocidade. Não dá para a gente ficar quieto achando que só eles têm razão e que só eles podem taxar outros produtos”, declarou.
Para mais informações sobre esse assunto, acesse: Bolsonaro vira réu no STF.
Confira a matéria completa em: maisvip.com.br