O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou na manhã desta quarta-feira (14) no Cairo, capital do Egito, para a sua primeira viagem internacional em 2024 e a segunda viagem oficial ao continente africano de seu terceiro mandato. Essa também será a segunda vez que o presidente visita o país. A anterior, em 2003, foi a primeira de um chefe de Estado brasileiro desde as viagens de Dom Pedro II na década de 1870.
O convite para a visita, que celebra os 100 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Egito, foi feito pelo presidente egípcio, Abdel Fattah Al-Sisi, durante a COP 27, na cidade de Sharm el-Sheikh, evento do qual Lula participou ainda como presidente eleito em dezembro de 2022. Os dois vão se reunir na quinta-feira (15). Na pauta, entre outros assuntos, estará o conflito entre Israel e o Hamas.
O Egito ocupa um papel importante na negociação de um acordo entre Israel e Hamas. Lula também deverá agradecer Abdel pela participação na retirada de brasileiros e seus familiares da Faixa de Gaza. O Egito é o único ponto de saída de Gaza, já que a fronteira com Israel está fechada desde o início da guerra.
Ainda na quinta-feira, estão previstas assinaturas de atos bilaterais, um almoço oficial e declaração de ambos os chefes de Estado à imprensa. Lula também fará uma visita à sede da Liga dos Estados Árabes, no Cairo. O presidente também deve visitar as pirâmides e o Grande Museu do Egito, como fez há 20 anos, quando esteve pela primeira vez no país em seu primeiro mandato.
No fim do dia, a delegação brasileira embarca para Adis Abeba, capital da Etiópia, onde o presidente Lula irá participar como convidado da Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana, nos dias 16 e 17. O governo brasileiro tem convites para reuniões bilaterais com diversos países e órgãos.
Confira a matéria completa em: zug.net.br