Na última segunda-feira (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oficializou a exoneração de Cida Gonçalves do Ministério das Mulheres, anunciando, em seu lugar, a nomeação de Márcia Lopes, que já tomou posse na Esplanada.
A saída de Cida Gonçalves, escolhida originalmente pela primeira-dama Janja da Silva, era esperada devido a críticas internas no PT. Membros do partido apontaram a falta de resultados significativos em sua gestão. Além disso, a pasta enfrentou cortes orçamentários e denúncias de assédio moral e racismo por parte de servidores, o que gerou descontentamento em relação à permanência da ministra.
A decisão foi tomada durante reunião entre Lula e Cida na última sexta-feira (2), no Palácio do Planalto, e a exoneração, juntamente com a nomeação de Márcia Lopes, deve ser publicada no Diário Oficial da União.
Quem é Márcia Lopes?
Márcia Lopes é assistente social e professora aposentada da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Em sua trajetória, ela foi secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Social, durante os dois primeiros mandatos de Lula, e assumiu a chefia da pasta em 2010, no governo de Dilma Rousseff.
Além disso, Márcia Lopes já exerceu mandato como vereadora em Londrina (PR) e, em 2012, concorreu à prefeitura da cidade, terminando em terceiro lugar. Recentemente, ela integrou a equipe de transição do governo Lula na área de assistência social.
Confira a matéria completa em: maisvip.com.br