O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não vai emendar o feriado de Finados para realizar uma reunião, nesta sexta-feira (3), no Palácio do Planalto. Ele vai se encontrar com 10 ministros do governo federal ligados à área de infraestrutura e da articulação política.
O encontro ocorre no contexto em que o presidente disse, na última semana, que “dificilmente” o governo federal vai conseguir cumprir a meta de déficit zero nas contas públicas em 2024. Ele afirmou também não queria fazer cortes nos gastos com obras e investimentos em infraestrutura, como as do Programa de Aceleração e Crescimento (PAC).
De acordo com fontes ouvidas pela reportagem, o objetivo da agenda é retomar as reuniões setoriais de cada área do governo. Os ministros devem apresentar um balanço para o petista sobre o que avançou e aquilo que ainda está emperrado nas pastas.
A reunião com os auxiliares que detém os maiores Orçamentos da Esplanadas dos Ministérios ocorre também na semana em que o petista sancionou a lei que cria um programa de retomada de obras inacabadas. Não houve vetos ao projeto aprovado pelo Congresso Nacional.
Há na lista a retomada de 5.662 obras no campo da educação e 5.489 na saúde, somando mais de 11,1 mil em todo o país. A medida, no entanto, depende também da manifestação de interesse de Estados e municípios. Entre as obras, estão previstas 204 empreendimentos em Minas Gerais, que pode beneficiar 154 cidades.
Participam da reunião prevista para começar às 9h30:
- Vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin (MDIC); Ministro da Casa Civil, Rui Costa;
- Ministro da Fazenda, Fernando Haddad;
- Ministro dos Transportes, Renan Filho;
- Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa;
- Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira;
- Ministro das Comunicações, Juscelino Filho;
- Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes;
- Ministro das Cidades, Jader Filho;
- Ministro da SECOM, Paulo Pimenta
Outros compromissos para sexta-feira
Após reunião com os ministros da área de infraestrura, Lula despacha, às 15h, com o seu chefe do gabinete, Marco Aurélio Marcola. Já às 15h30 ele recebe o advogado Geral da União, Jorge Messias.
Confira a matéria completa em: zug.net.br