O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, desembarca em Brasília na noite desta terça-feira (20). Ele vai se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na quarta-feira (21). A agenda do representante do presidente Joe Biden inclui a participação em reuniões do G20, que reúne as maiores economias do mundo, no Rio de Janeiro.
Em Brasília, Blinken discutirá questões bilaterais e globais com Lula, segundo comunicado do governo dos EUA. O secretário enfatizará o apoio dos Estados Unidos à presidência do Brasil no G20, ainda de acordo com a nota. A Reunião de Ministros das Relações Exteriores do G20 acontece no Rio de Janeiro. O Brasil preside o grupo.
Do Rio, Blinken segue para Buenos Aires, onde na sexta-feira (23) se encontrará com o presidente Javier Milei para discutir questões bilaterais e globais, incluindo crescimento econômico sustentável.
Guerra e crise com Israel devem entrar na pauta
A visita de Blinken ao Brasil ganhou mais importância porque ocorre em meio à crise diplomática do país com Israel, deflagrada após Lula comparar, no domingo (18), os ataques aos palestinos na Faixa de Gaza ao Holocausto promovido pela Alemanha nazista contra judeus, durante Segunda Guerra Mundial.
Por isso, a expectativa é que Lula e Blinke também conversem sobre o conflito entre Israel e Hamas. Blinken tem atuado na negociação entre países para tentar acabar com a guerra.
Enquanto isso, o governo israelense declarou Lula “persona non grata” até que o petista peça desculpas. No Brasil, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, convocou o embaixador israelense no Brasil, Daniel Zonshine, para uma reunião. Em outra frente, o governo brasileiro mandou o embaixador em Israel, Frederico Meyer, retornar de Tel Aviv para o Brasil.
Confira a matéria completa em: zug.net.br