BRASÃLIA. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), manifestou nesta quinta-feira (16) seu repúdio ao ataque ao primeiro-ministro eslovaco Robert Fico, baleado várias vezes durante uma reunião de gabinete em Handlova, no centro da Eslováquia, na quarta-feira (15).
“à inadmissÃvel o que aconteceu ontem na Eslováquia com o primeiro-ministro Robert Fico, baleado quando saÃa de uma reunião de governo na cidade de Handlová”, declarou o presidente.
Lula enfatizou que “situações como essas, de intolerância e violência, merecem nosso repúdio e afetam a todos, pois atentam contra nossos valores de defesa da democracia e da paz. O ódio não pode prevalecer. Minha solidariedade a Robert Fico e sua famÃlia, e ao povo eslovaco. Desejo sua pronta recuperação.”
Atualizações indicam que o primeiro-ministro eslovaco “já consegue falar”, embora seu estado continue crÃtico, conforme informou o presidente eleito Peter Pellegrini nesta quinta-feira (16). Ele solicitou a “suspensão” da campanha para as eleições europeias de junho no paÃs.
Fico está sendo tratado no hospital em Banska Bystrica, no centro do paÃs.
O suposto agressor, um homem de 71 anos identificado pela mÃdia eslovaca como escritor, foi acusado de “tentativa de homicÃdio premeditado”, anunciou o ministro do Interior, Matus Sutaj Estok, relacionando o ataque a “motivações polÃticas”.
Diante das tensões, o presidente eleito apelou aos partidos para “suspenderem temporariamente” a campanha para as eleições europeias.
Confira a matéria completa em: zug.net.br