No último sábado, dia 18 de maio, foi celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil no Brasil. No entanto, a campanha segue durante todo o mês como forma de dar mais visibilidade a esse assunto.
Conforme apurado pela Itatiaia junto à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o quantitativo de crianças e adolescentes vítimas de crimes contra a dignidade sexual caiu no primeiro trimestre de 2024, comparado ao mesmo período de 2023 na região do Vale do Aço. Nos primeiros três meses deste ano, foram registrados 7 casos de abuso sexual contra 14 na mesma faixa de tempo do ano passado, indicando uma queda de 50%.
Os dados são referentes à área de abrangência da 1ª Delegacia Regional de Ipatinga, que engloba os municípios de Açucena, Antônio Dias, Belo Oriente, Braúnas, Bugre, Coronel Fabriciano, Iapu, Ipaba, Ipatinga, Jaguaraçu, Joanésia, Marliéria, Mesquita, Naque, Santana do Paraíso e Timóteo.
Em relação aos números totais de abuso sexual consumados em vítimas de até 17 anos, houve um acréscimo de 16,46% de 2022 para 2023. No ano passado, foram computadas 92 vítimas, enquanto em 2022 foram 79.
Quanto ao crime de exploração sexual houve duas vítimas em 2022 e uma em 2023. Até o mês de março deste ano, não houve nenhum registro na delegacia de Ipatinga.
Os dados disponibilizados pela SEJUSP também indicam a redução em todo o estado mineiro nos primeiros meses de 2024. No recorte do primeiro trimestre, foram computadas 1.546 vítimas, contra 1.810 no mesmo período do ano passado. No entanto, quando se fala do número absoluto, dois mil e vinte e três apresentou 7.721 crimes de abuso sexual em todo o estado, enquanto em 2022 houve 7.379.
Confira a matéria completa em: www.itatiaia.com.br