22 de maio, de 2024 | 03:09
Mais de 22 mil árvores foram plantadas em Ipatinga nos últimos três anos
Com uma grande área verde, Ipatinga tem o status de uma das mais arborizadas cidades do país
A equipe do Departamento de Meio Ambiente (Demam) da Prefeitura de Ipatinga informou nesta quarta-feira (22) que mais de 22 mil árvores foram plantadas em calçadas, canteiros, praças e outras áreas públicas da cidade nos últimos três anos. Além disso, foram produzidas no Viveiro Municipal, no mesmo período, mais de 270 mil mudas, número maior que a população, estimada em 265.409 pessoas.
Em nota, a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) informou que somente no mês de janeiro de 2024 foram produzidas 21.334 mudas, sendo 18.318 de espécies ornamentais, ervas medicinais, arbustivas, forrageiras e outras dessa mesma classe. As mudas de espécies arbóreas – Ipês, Quaresmeira, Pata-de-Vaca, Pau-Ferro, Resedá, Callistemon e outras somaram 3.106.
Os dados mostram ainda que somando os meses de janeiro, fevereiro e março foram mais de 50 mil mudas produzidas somente este ano, distribuídas em classificações de diferentes espécies.
Ao percorrer os corredores de Ipatinga podemos facilmente notar o porquê de a cidade ser considerada uma das mais arborizadas do Brasil”, destaca a diretora de Meio Ambiente, Fernanda Freitas.
Calçada Linda
O projeto Calçada Linda tem como objetivo o plantio de novas espécies arbóreas apropriadas para calçadas em toda a cidade. Para o plantio são escolhidas espécies de árvores com características ideais para as calçadas (entre elas o Resedá, o Ipê-de-Jardim, a Aroeira-Salso), por terem alturas que não alcançam a rede elétrica, raízes que não afetam a rede de esgoto e que não provocam a degradação dos passeios.
Para participação no projeto é necessário que a calçada tenha no mínimo 1,80m de largura para receber o plantio, permitindo o desenvolvimento da árvore e garantindo condições seguras de tráfego de pedestres e acessibilidade.
Os telefones para contato e solicitação de plantio são (31) 3825-0647 e 3829-8079. As solicitações também podem ser feitas via e-mail: [email protected].
Confira a matéria completa em: www.diariodoaco.com.br