A Prefeitura de Ipatinga reitera a importância do uso adequado dos serviços de saúde na cidade. Um recente levantamento aponta que, nos últimos 30 dias, dos mais de 11 mil atendimentos na UPA, mais de 60% são de casos classificados como leves, que poderiam ser tratados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Essa alta demanda está comprometendo a agilidade no atendimento, colocando em risco a saúde de pacientes que necessitam de cuidados emergenciais. Atualmente, a UPA opera com mais de 140% de sua capacidade, enquanto o Hospital Municipal já ultrapassa 112% e o Hospital Márcio Cunha está em 110%.
“Os números são alarmantes. Muitas pessoas buscam a UPA mesmo apresentando sintomas leves, como febre, dor no corpo, tosse ou mal-estar. Isso prejudica o atendimento de quem realmente precisa, como vítimas de acidentes ou casos críticos”, afirma o Secretário de Saúde, Walisson Medeiros.
Nova Estratégia de Atendimento
Para melhorar o fluxo de atendimentos, a Prefeitura de Ipatinga anunciou a ampliação do horário de funcionamento em duas UBS da cidade: as unidades nos bairros Canaã e Iguaçu estão operando em regime de pronto atendimento, de segunda a sexta-feira, das 17h às 22h, sem necessidade de agendamento.
Adicionalmente, neste final de semana, a UBS do Canaã estará aberta das 9h às 17h, atendendo moradores com sintomas leves e oferecendo um acesso mais rápido e confortável aos cuidados necessários.
A Secretaria de Saúde aconselha que, sempre que possível, a população prefira as UBS para situações não emergenciais, permitindo que a UPA e os hospitais fiquem disponíveis para atendimentos urgentes.
Serviço
UBS Canaã:
Rua Maná, 151 – Canaã
UBS Iguaçu:
Avenida José Júlio da Costa, 286 – Iguaçu
Horário de funcionamento:
Segunda a sexta-feira: das 17h às 22h
Neste fim de semana (sábado e domingo): UBS Canaã das 9h às 17h
Atendimento sem necessidade de agendamento.
Confira a matéria completa em: maisvip.com.br