Na última quarta-feira (21), o Ministério da Agricultura e Pecuária anunciou que mais de 60 países impuseram restrições à importação de carne de aves do Brasil após a confirmação de focos de gripe aviária no país.
Dentre os países afetados, 21, incluindo a União Europeia e a União Euroasiática, suspenderam completamente as compras de carne de frango brasileira. Outros nove países, como o Reino Unido, restringiram as importações especificamente dos produtos provenientes do Rio Grande do Sul. Já o Japão e a Arábia Saudita aplicaram bloqueios direcionados ao município de Montenegro, onde foi registrado o primeiro foco da doença em uma granja comercial.
O ministério enfatizou que está em contato com as autoridades sanitárias dos países importadores para repassar informações técnicas e garantir transparência. Para isso, a pasta também assegurou que adota medidas para manter a segurança sanitária e restabelecer as exportações o quanto antes.
No momento, oito casos suspeitos de gripe aviária estão sob investigação no Brasil, nas cidades de Salitre (CE), Aguiarnópolis (TO), Eldorado dos Carajás (PA), Montenegro, Gaurama e Derrubadas (RS), além de Ipumirim e Garopaba (SC).
Confira a matéria completa em: maisvip.com.br