11 de janeiro, de 2024 | 07:00
Mais de mil Carteiras de Identidade Nacional são solicitadas no Vale do Aço
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) registrou, até o momento, 1.385 solicitações da Carteira de Identidade Nacional (CIN) na região do Vale do Aço. O documento é essencial para o exercício da cidadania e, na região, o primeiro ponto a estar apto para a solicitação da CIN foi a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) de Ipatinga, localizada na avenida Macapá, no bairro Veneza I. A unidade contém o maior número de solicitações até o momento: 762.
Em Coronel Fabriciano, houve 615 carteiras solicitadas na UAI, enquanto em Santana do Paraíso, oito carteiras foram solicitadas. Já no município de Timóteo, até o momento, não houve solicitação.
Conforme apurado pelo Diário do Aço, para ter acesso ao serviço, o solicitante deve fazer o agendamento pelo aplicativo MG Cidadão ou no Portal MG, ou se preferir, comparecer diretamente no Posto de Identificação de sua localidade. Em Coronel Fabriciano e Ipatinga, os pontos são nas UAIs, em Timóteo o posto é vinculado à Câmara Municipal e em Santana do Paraíso, à prefeitura.
A nova carteira de identidade será entregue no endereço informado pelo cidadão, via Correios, no prazo de até 15 dias úteis.
A coordenadora da Divisão de Datiloscopia do Instituto de Identificação da PCMG, delegada Danielle Aguiar, afirma que conforme a legislação vigente, o solicitante precisa apresentar a certidão de nascimento ou de casamento (original ou cópia autenticada) e o CPF para obter a CIN.
As pessoas que não possuem o CPF podem procurar o Posto de Identificação e lá será feito o registro no Cadastro de Pessoa Física, o que possibilitará a emissão da Carteira de Identidade Nacional”, orienta Danielle.
Validade
A primeira emissão da CIN é gratuita, independentemente da existência de outras vias de carteira de identidade nos modelos anteriores.
A Carteira de Identidade Nacional terá validade de cinco anos para pessoas com idade de zero a 11 anos; de dez anos, para a faixa etária de 12 anos completos a 59 anos; e indeterminada para pessoas com idade a partir de 60 anos.
No caso de perda ou extravio da CIN, no período de validade do documento, para a expedição de nova via deverá ser recolhida a respectiva taxa para outras emissões.
A isenção permanece para situações de furto e roubo, mediante apresentação do boletim de ocorrência dentro do prazo máximo de 60 dias da data do fato; e de hipossuficiência (carência financeira), conforme previsto em portaria própria.
CIN impressa e digital
A Carteira de Identidade Nacional conta com as versões impressa – em Minas Gerais expedida em papel de segurança – e digital.
O formato digital do documento e a validação dos dados do cidadão para a emissão da carteira será feita pelo gov.br. A CIN digital é obtida por meio do aplicativo gov.br, após a expedição da carteira física.
Para verificar a autenticidade do documento, a CIN possui um QR Code, que poderá ser lido por qualquer cidadão e vai permitir checar se a identidade é autêntica.
Confira a matéria completa em: maisvip.com.br