Em meio a tantos lançamentos que o ano nos trouxe, separamos alguns dos melhores álbuns de k-pop de 2023.
Neste ano, tivemos o retorno de alguns dos maiores nomes da segunda, terceira e quarta geração da música coreana. Além do surgimento da quinta geração, com os primeiros debuts desta nova fase do k-pop que segue conquistando fãs ao redor de todo o mundo.
Enquanto nos preparamos para receber a quinta geração de braços abertos, confira alguns dos melhores álbuns de k-pop lançados em 2023, que certamente permanecerão na playlist dos fãs pelos próximos anos!
Os melhores álbuns de K-pop em 2023: os lançamentos mais imperdíveis do ano
Entre tantos debuts e comebacks, separamos 10 dos melhores álbuns que marcaram o k-pop em 2023:
FML, do Seventeen
FML foi eleito o álbum do ano pelo MAMA, a mais importante premiação da música coreana. Foi ainda o primeiro álbum de k-pop a alcançar a marca de 6 milhões de cópias vendidas, sendo 4.64 milhões destas apenas em sua pré-venda.
O MV para a faixa principal do disco, Super, já soma 160 milhões de visualizações no YouTube, sendo o vídeo mais visto da carreira do Seventeen. O grupo também promoveu a faixa F*ck My Life, cuja sigla dá nome ao álbum, e mostra um lado mais maduro e dramático do boygroup.
READY TO BE, do TWICE
Lançado em 10 de março de 2023, Ready To Be é liderado pela faixa Set Me Free e deu nome à turnê mundial do TWICE, que passará pelo Brasil em fevereiro de 2024. Com elementos de disco e pop-rock, o álbum fala sobre uma visão mais madura do amor, incluindo corações partidos e confiança.
Com críticas positivas, teve uma performance comercial calorosa com mais de 1.7 milhões de cópias vendidas antes mesmo de seu lançamento oficial. O TWICE também continua sendo o girl group mais premiado do k-pop em 2023, com 121 vitórias em programas musicais semanais.
Get Up, do NewJeans
Outro girl group que também dominou os lançamentos do k-pop em 2023 foi o NewJeans, incluindo até uma parceria com o jogo League of Legends. No entanto, o destaque fica com
o EP Get Up, que reúne sucessos como Super Shy, ETA e Cool with You, faixas que se tornaram virais nas redes sociais.
Com apenas 6 músicas, o formato curto também foi explorado em suas faixas: nenhuma delas possui mais de 3 minutos de duração, uma tendência cada vez mais presente no k-pop.
13egin, do INFINITE
Após vários anos em hiatus devido ao alistamento militar dos integrantes, o boygroup INFINITE, um dos grupos ícones da segunda geração do k-pop, também marcou seu retorno aos palcos em 2023 com o álbum 13egin, do qual promoveram a faixa New Emotions.
O sexteto coreano, agora gerenciado por uma empresa independente fundada pelo líder Kim Sung Kyu, é a prova de que os grupos antigos de k-pop ainda continuam com tudo.
Unforgiven, do Le Sserafim
Le Sserafim fez sua estreia em 2022 e já está fazendo seu nome como um dos grupos femininos mais influentes do k-pop atual.
Unforgiven, seu álbum de 2023, trouxe a faixa título de mesmo nome e a b-side de sucesso Eve, Psyche & the Bluebeard’s Wife, que conquistou o público após o viral de seu desafio nas redes sociais.
I’ve Ive, do IVE
E falando em girlgroups que conquistaram o grupo mesmo com pouco tempo de carreira, o IVE está cada vez mais firme na indústria e seu primeiro álbum de estúdio, I’ve Ive, foi uma das provas disso, vencendo o prêmio de Álbum do Ano no MMA.
O disco traz músicas como I Am e Kitsch, que grudaram na cabeça dos fãs neste ano.
The World EP.2: Outlaw, do ATEEZ
O ATEEZ veio ao Brasil em 2023 pela primeira vez com sua turnê que promovia o disco The World EP.2: Outlaw, que teve como faixa principal Bouncy (K-Hot Chilli Peppers), mostrando um lado ainda mais rebelde dos piratas do k-pop.
O EP teve uma excelente recepção com o público, chegando ao topo do chart US World Albums da Billboard.
Exist, do EXO
Sem comeback desde 2021, o EXO também retornou aos palcos em 2023, sem Kai e Lay, com o álbum Exist. O disco, lançado em julho, é o sétimo trabalho de estúdio do grupo da SM Entertainment, liderado pela faixa Cream Soda.
O álbum vendeu mais de 1.6 milhões de cópias em pré-venda e recebeu críticas positivas por sua abordagem R&B.
I Feel, do (G)I-DLE
Queencard foi a música chiclete de 2023, e o álbum I Feel merece seus elogios.
Continuando com a mensagem de amor próprio pregada pelo (G)I-DLE, o disco contou uma história com as músicas Allergy e Queencard, com clipes marcados por referências cinematográficas de filmes dos anos 2000, como Legalmente Loira e As Branquelas.
5-Star, do Stray Kids
5-STAR, do Stray Kids, se tornou o álbum com o maior número de pré-vendas na história do k-pop, com 4.93 milhões de cópias vendidas antes do seu lançamento oficial.
Mais uma vez produzido majoritariamente pelo 3RACHA, trio formado pelos integrantes e produtores Bang Chan, Changbin e Han, o álbum teve S-Class como single e inclui ainda a b-side Topline, uma parceria com o lendário rapper Tiger JK.
Mais álbuns de 2023 que você precisa ouvir:
- Versus, do VIVIZ
- Golden, do Jungkook
- MY WORLD, do aespa
- Dual, do The Rose
- Hate XX, da Yena
- Youth in the Shade, do Zerobaseone
- Beep Beep, da Jessica Jung
- Fact Check, do NCT 127
- Kiss of Life, do Kiss of Life
- Dark Blood, do Enhypen
- Icky, do KARD
De olho nas premiações coreanas
Você sabia que o k-pop tem suas próprias premiações? MAMA, MMA e GDA são alguns dos principais prêmios anuais da música coreana. Entenda a relevância de cada um deles e como eles funcionam!
Confira a matéria completa em: www.letras.mus.br