Cinquenta anos após a confirmação do primeiro caso de covid-19 em Minas Gerais, o Estado colhe os frutos das ações implementadas durante a maior crise sanitária global. O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), adotou medidas estratégicas que garantiram assistência à população e deixaram um legado duradouro para o sistema público de saúde.
“O enfrentamento da pandemia exigiu esforços inéditos, mas também impulsionou melhorias permanentes na saúde pública. Fizemos um grande trabalho aqui em Minas Gerais e tivemos, por exemplo, a menor letalidade dos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste relacionados à covid”, destaca o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti.
A vacinação foi essencial para o enfrentamento da pandemia, com a distribuição de doses para todos os 853 municípios, apoiado pelo Corpo de Bombeiros e pela Polícia Militar, garantindo acesso universal ao imunizante. Ao todo, até fevereiro de 2025, mais de 62 milhões de doses foram aplicadas, incluindo a vacina bivalente.
Infraestrutura e assistência hospitalar reforçadas
No âmbito hospitalar, o Governo reorganizou os fluxos de atendimento e expandiu a capacidade, passando de 30.400 leitos SUS em dezembro de 2019 para 33.497 até janeiro de 2025. Durante esse período, mais de 340 mil internações foram realizadas para casos de covid-19 e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
Fortalecimento das redes de urgência e emergência
As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) foram modernizadas com um investimento significativo para suporte ventilatório e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) recebeu recursos para fortalecer suas operações.
Vigilância epidemiológica e inovação na gestão da saúde
O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Minas Gerais (Cievs-MG) monitorou casos e coordenou planos de contingência.
Com a adoção de tecnologias digitais, foram implementadas ferramentas como o Painel de Monitoramento e o Vacinômetro, proporcionando transparência e eficiência na gestão da saúde, com dados em tempo real.
Confira a matéria completa em: maisvip.com.br