Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » Minas Gerais destina ações no combate às mudanças climáticas em cúpula nos EUA

Minas Gerais destina ações no combate às mudanças climáticas em cúpula nos EUA

Minas Gerais destina ações no combate às mudanças climáticas em cúpula nos EUA

O Governo de Minas Gerais apresentou suas iniciativas de combate às mudanças climáticas durante a cúpula de ações climáticas dos Estados Unidos, que está ocorrendo em Washington ao longo desta semana.

A cúpula, organizada pelo Climate Group, reúne lideranças governamentais, empresariais e do terceiro setor no US Climate Action Summit 2025, onde discute as dificuldades e soluções para promover um modelo econômico mais sustentável. O evento acontece a menos de sete meses da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em Belém (PA) em novembro.

Nesta quinta-feira (24/4), o vice-governador Mateus Simões participou de um fórum ao lado de mais de 200 líderes globais em questões climáticas e destacou a atuação do estado na adoção de padrões para a implementação de políticas, como a campanha Race to Zero, um compromisso global de neutralizar as emissões de carbono até 2050, ao qual Minas foi o primeiro ente subnacional a aderir na América Latina.

Minas Gerais é referência internacional em mudanças climáticas. Quando falamos em estados e municípios, temos também nosso Plano de Ações Climáticas (PLAC), que mede nossas ações e estabelece pactos envolvendo agricultura e indústria”.

O vice-governador também apresentou ferramentas utilizadas no estado, como a calculadora MRV Climático, desenvolvida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) de Minas Gerais. Essa ferramenta gerencia resultados e impactos das ações implementadas, possuindo a sigla que se refere a Monitoramento, Relato e Verificação dos dados.

A participação de Minas Gerais no evento teve foco na captação de parcerias para desenvolver projetos de transição energética, reflorestamento, infraestrutura verde e economia de baixo carbono. Simões enfatizou a capacidade do estado em produzir energia renovável, destacando sua liderança em energia solar no Brasil, além dos investimentos em lítio e aço verde.

“Em Minas Gerais, meio ambiente é também uma questão econômica, usando nosso potencial em energias renováveis e gerando oportunidades e empregos. Dessa forma, conseguimos fazer essa agenda avançar.”

Confira a matéria completa em: maisvip.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM