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Minas Gerais é o primeiro estado a usar IA em rodovias estaduais

Minas Gerais é o primeiro estado a usar IA em rodovias estaduais

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG), inicia neste mês a aplicação de inteligência artificial para o monitoramento das condições das rodovias estaduais. Com essa inovação, Minas se destaca como o primeiro estado a adotar tal tecnologia nas rodovias sob sua responsabilidade e nas concessões.

Anteriormente, o acompanhamento era realizado de forma manual, combinando trabalho humano com maquinário. Agora, a tecnologia permitirá uma avaliação mais ágil e precisa das condições da malha viária, acelerando o planejamento das melhorias na infraestrutura rodoviária.

O início das operações resulta de uma colaboração entre o Estado e o Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) firmada em novembro do ano passado. A ferramenta foi desenvolvida com o apoio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

A iniciativa visa desenvolver estudos técnicos e metodologias que aprimorem a manutenção e planejamento no âmbito do DER-MG. O secretário-adjunto de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Calixto, afirmou que a avaliação automatizada por meio da inteligência artificial ampliará o monitoramento da malha rodoviária. “O processo será bastante eficiente. O que antes era realizado a cada seis meses, agora será feito mensalmente em toda a malha pavimentada do estado”, destacou Calixto.

O levantamento contínuo abrangerá 20 mil quilômetros de rodovias sob a administração do DER-MG, auxiliando na avaliação do Índice de Condição da Manutenção (ICM). O investimento total neste projeto é de aproximadamente R$ 5 milhões.

Matheus Novais, vice-diretor-geral do DER-MG, mencionou que na próxima etapa, o diagnóstico mensal pode ser ampliado para incluir trechos não pavimentados. “Estamos iniciando o levantamento contínuo das rodovias pavimentadas e pretendemos adaptá-lo para rodovias não pavimentadas, com o apoio da UFSC”, avaliou Novais.

Como funciona o sistema

A metodologia de monitoramento por IA utiliza um veículo equipado com câmera de ação para percorrer os trechos rodoviários, coletando vídeos em alta resolução. As imagens serão processadas na sede do DER-MG por um software especializado, contando com dez veículos que realizarão a avaliação.

Em um treinamento realizado no dia 22/5, a equipe do DER-MG aprendeu a coletar dados na MG-030, que conecta Belo Horizonte a Nova Lima. O professor Jorge Destri Junior, da UFSC, explicou que a ferramenta irá identificar e classificar elementos viários, como sinalização e defeitos no pavimento, gerando arquivos georreferenciados para análises em segurança viária e gestão do pavimento.

Conforme estabelecido, a ferramenta servirá tanto para analisar os novos contratos de conservação quanto para atender aos critérios dos contratos de concessão de rodovias, sob a gestão da Seinfra.

Confira a matéria completa em: maisvip.com.br

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