Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » Ministro da Agricultura garante que foco de gripe aviária está sob controle

Ministro da Agricultura garante que foco de gripe aviária está sob controle

Ministro da Agricultura garante que foco de gripe aviária está sob controle

O Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, anunciou que o foco da gripe aviária, identificado no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul, está contido. O comunicado foi feito em audiência pública nesta terça-feira (27) na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado.

“Apesar de estarmos no quinto dia útil depois da desinfecção total da granja e 15 dias do aparecimento do foco, eu posso assegurar com muita tranquilidade que o foco de Montenegro está contido”, afirmou Fávaro.

Ele também destacou a eficácia do sistema sanitário do país. O Ministério da Agricultura informou que no raio de 10 quilômetros da granja afetada foram identificados 540 estabelecimentos rurais, todos já vistoriados, incluindo duas granjas que atuam na avicultura comercial.

“O principal ponto que temos que ressaltar foi a capacidade do bloqueio desse foco. Imediatamente se instalaram sete barreiras sanitárias e medidas de proteção aos trabalhadores. Ontem (segunda-feira), 21 casos estavam em investigação e dez já foram descartados hoje. Tínhamos duas granjas e, agora, só uma em investigação”, disse o ministro.

Ele previu que em pouco mais de 20 dias, o Brasil deve anunciar que está livre da doença, devido a questões sanitárias.

“Passados 28 dias desse período [de identificação do caso mais recente], que é incubatório do vírus, vamos de novo anunciar o Brasil livre de gripe aviária. A tendência é muito forte de que isso aconteça nos próximos 23 dias”, completou.

Após o surgimento do foco, 24 países suspenderam a importação de carne e ovos do Brasil. Desses, 13 decidiram interromper a compra somente das aves e ovos produzidos no Rio Grande do Sul.

Fávaro explicou que, após o Brasil anunciar que está livre da doença, a normalidade das exportações deve ser restabelecida. “Vamos avançar na repactuação com todos os países que restringiram a compra”, afirmou.

Ele comparou a situação do Brasil, que abateu 17 mil aves após a descoberta do foco, com o caso nos Estados Unidos, onde dois dias antes da confirmação no Brasil foi identificado um foco que resultou no abate de 700 mil aves.

“Se tivesse escapado esse foco em Montenegro para outras regiões do país, teríamos outros casos de mortalidade. Novos casos letais poderiam surgir em 4 ou 5 dias, mas isso não foi registrado. O fato de não ter ocorrido novos casos, após 15 dias, demonstra a eficiência do sistema de controle sanitário brasileiro”, destacou.

É importante lembrar que a influenza aviária, conhecida como gripe aviária, afeta principalmente aves, mas também pode ser detectada em mamíferos, incluindo bovinos. A transmissão acontece pelo contato com aves doentes e materiais contaminados.

A doença raramente afeta humanos, e as autoridades recomendam que as pessoas permaneçam informadas e sigam as medidas preventivas. De acordo com o Ministério da Agricultura, carnes e ovos podem ser consumidos com segurança, desde que preparados corretamente.

Confira a matéria completa em: maisvip.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM