Search
Close this search box.
Home » News » Ministro do Trabalho participa de encontro com empresários em BH

Ministro do Trabalho participa de encontro com empresários em BH

Ministro do Trabalho participa de encontro com empresários em BH

Confira a matéria completa em: cartadenoticias.com.br

O Ministro de Estado do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, participou, nessa terça-feira (6) de um encontro com empresários e representantes do setor produtivo de Minas Gerais. O evento, que foi promovido pela Fiemg, aconteceu na sede da entidade, em Belo Horizonte, e teve o intuito de apresentar os pleitos dos industriais para a pasta federal.
“A Fiemg vem trabalhando muito para impulsionar o emprego e renda no Brasil, sendo que uma de nossas batalhas é a desoneração da folha de pagamento. Enxergamos, na Reforma Tributária, uma grande oportunidade de resolvermos esse problema”, afirmou Flávio Roscoe, presidente da Fiemg, na abertura do bate-papo.
“A desoneração do trabalho é fundamental e precisamos repassar essa arrecadação para outra fonte, que não seja o trabalho”, disse, afirmando que a folha de trabalho brasileira é onerada até três vezes mais do que as dos países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). “Isso mina competitividade para os trabalhadores brasileiros e empregadores, pois quando concorremos com o mercado internacional, exportamos esse imposto. Ele não é retirado e isso resulta em um efeito cascata na economia”, reforçou.
Durante o evento, o líder empresarial entregou ao ministro um documento com os pleitos do setor produtivo. Dentre as reivindicações estão o incentivo à geração de emprego, a mudança de jornada para trabalhadores de mineradoras de alta profundidade e a extensão do prazo para o lançamento das informações trabalhistas no e-Social, dentre outras. “Tivemos a oportunidade de conversar sobre pontos convergentes que irão melhorar a relação trabalhista do país, tendo como foco o aumento da produtividade do trabalhador brasileiro, a priorização das negociações coletivas e a harmonia entre trabalhador e empregador”, esclareceu Roscoe.
Para Marinho, sua pasta tem a tarefa de acompanhar as demandas trazidas por empregadores e trabalhadores, promovendo o equilíbrio. “Em qualquer debate, se apenas um lado ficar satisfeito, significa que a negociação não foi boa”, afirmou o ministro, ressaltando que o setor produtivo industrial é um dos maiores geradores de empregos formais no Brasil e que a pasta está trabalhando para uma legislação que modernize as relações de trabalho, que valorize o diálogo social e as negociações coletivas. “É hora de olhar para frente e começar a promover transformações”, ressaltou.
Também estiveram presentes no encontro, Carlos Calazans, superintendente Regional do Trabalho e Emprego em Minas, e Marco Antônio de Jesus, copresidente do Fórum Estadual de Emprego e Renda e presidente da Federação Estadual dos Metalúrgicos de Minas Gerais (FEM/Cut). O representante dos trabalhadores elogiou e aprovou a iniciativa do setor produtivo mineiro. “Precisamos batalhar pela sobrevivência dos postos de trabalho e investimento no setor produtivo é um dos caminhos. Assim iremos conseguir manter o emprego e a renda da população”, disse.

Confira a matéria completa em: cartadenoticias.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM