Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » Moradores de Timóteo relatam insegurança com torre de alta-tensão e deslizamentos de terra

Moradores de Timóteo relatam insegurança com torre de alta-tensão e deslizamentos de terra

Moradores de Timóteo relatam insegurança com torre de alta-tensão e deslizamentos de terra

A redação da Itatiaia foi procurada por moradores do bairro Santa Terezinha, em Timóteo, preocupados com as erosões que se formaram próximo à base de uma torre de alta tensão, localizada no topo de um morro da região. O problema surgiu após as fortes chuvas registradas no município no dia 12 de janeiro.

Os moradores também relatam um constante carreamento de terra e lama para a avenida Alexandre Torqueti, especialmente em períodos chuvosos. A situação tem causado transtornos como sujeira em carros, casas e estabelecimentos comerciais, além de dificultar o trânsito na via, principal acesso ao Setor 7 do município.

“Nós ficamos muito assustados em estado de alerta porque a água e a lama ela estava descendo com tanta força e com grande fluxo da avenida que entrou em várias residências aqui na rua dos navegantes e para piorar, uma outra torre de energia, após esta mesma chuva , teve pontos do barranco que cederam próximos aos pés da referida torre. De imediato, como forma de paliativo, foram colocadas espécies de lonas para tentar conter a penetração da terra, mas isso causou muito medo a nós moradores”, relatou Leisiane Anício de Souza, moradora do bairro.

Nota da Cemig

Por meio de nota, enviada mediante solicitação da Itatiaia , a Cemig informou que o “carreamento de lama ocorreu porque o local onde está a torre é um talude natural que desceu com as chuvas do dia 12/1. Na segunda-feira (13/1), uma equipe da Cemig esteve no local para avaliar a situação e, na quarta-feira (15/1), foi concluída a instalação de uma lona para a impermeabilização do solo da região onde está instalada uma torre”.

A entrega destacou ainda que uma comissão de engenheiros civis da empresa avaliou a estrutura da torre e concluiu que não há risco iminente de queda. “Mesmo assim, os engenheiros da empresa vão elaborar um projeto de contenção da encosta que só pode ser iniciado quando encerrar o período chuvoso”, finalizou a nota.

Transtornos na avenida

Leisiane também relatou os problemas recorrentes de penetração de terra que atingiram a avenida Alexandre Torqueti, a principal do bairro.

“A princípio nós moradores estávamos reclamando em relação à situação da lama na avenida Alexandre Torquetti, no bairro Santa Terezinha, onde foi feito um corte no talude que fica próximo à referida avenida, próximo também da rua dos Navegantes. Esse corte foi feito pela empresa de transmissão de energia para abrir uma estrada que dá acesso a uma das torres de transmissão e para piorar a situação, foi feito há uns anos atrás, um aterro irregular próximo, o que está causando grandes transtornos à população que precisa transitar na avenida”, explicou.

A Prefeitura de Timóteo também foi procurada pela reportagem da Itatiaia e esclareceu, por meio da subsecretaria de Defesa Civil, que está acompanhando de perto a situação da torre de alta tensão localizada no bairro Santa Terezinha, principalmente após as últimas chuvas.

A Administração do Município informou que acompanha também o anuncio de uma ação de recomposição e revegetação pela empresa concessionária de energia em relação aos cortes no talude, situado abaixo da torre, a fim de solucionar o carreamento de lama tanto na avenida Alexandre Torquetti quanto na rua dos Navegantes.

Confira a matéria completa em: www.itatiaia.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM