28 de junho, de 2024 | 16:06
Morre a professora Sheila Selim de Sales, filha do ex-prefeito de Ipatinga Jamill
Depois de uma longa luta contra o câncer, faleceu na manhã desta sexta-feira (28) a professora da Faculdade de Direito da UFMG, Sheila Jorge Selim de Sales, 67 anos, filha do ex-prefeito de Ipatinga por três mandatos, Jamill Selim de Sales.
Ela estava internada no hospital Vila da Serra, em Belo Horizonte, onde veio a óbito. Sheila foi professora titular da cadeira de Direito Penal na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tendo se aposentado recentemente. Era doutora e pós-doutora pela Sapienza Universitá di Roma.
O velório será neste sábado (29). No domingo (30), será feita a cerimônia de cremação, ambos na capital mineira.
Biografia
Sheila Jorge Selim de Sales era filha de Jamill Selim de Sales e de Maria Jorge Selim de Sales (Mariinha), tendo como irmãos Pompéia, Bernardo e Jamill Júnior. Ela era solteira e não deixou filhos.
Ela se graduou em Direito pela Faculdade de Direito Vale do Rio Doce (1982), cursou o mestrado em Ciências Penais na Universidade Federal de Minas Gerais (1983-1987) e o doutorado em Direito Penal e Criminologia na “Universita degli studi di Rom – La Sapienza” (1988-1991), com bolsa de estudos do “Ministero degli Affari Esteri – Cooperazione allo Sviluppo”.
Realizou programa sabático de pós-doutorado (2002-2003) na Universitá degli Studi di Roma – La Sapienza, com bolsa de estudos da Capes, e novo pós-doutorado em 2011. Foi pesquisadora visitante na mesma instituição (2019) onde, na qualidade de professora convidada, ministrou seminário intitulado “II sistema sanzionatorio nel codice penale brasiliano”, a convite do “Instituto di diritto penale” e do “Consiglio Nazionele delle Ricerche-CNR” (1996).
Foi consultora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Tem experiência na área de Direito Penal e Criminologia, com publicações no Brasil e no exterior.
Confira a matéria completa em: www.diariodoaco.com.br