Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço » Ipatinga » MPMG requer, na Justiça, condenação de prefeito e secretário municipal de Ipatinga por improbidade administrativa

MPMG requer, na Justiça, condenação de prefeito e secretário municipal de Ipatinga por improbidade administrativa

9ea3def7f903c2e4de30f03c164d4ba1.jpeg

Empossados nesta segunda (22), os procuradores têm, ao menos, duas décadas e meia de dedicação à instituição

Posse_procuradores_NOTICIA03.png

Sete novos procuradores de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) tomaram posse nesta segunda-feira (22). Luiz Henrique Acquaro Borsari, Marco Aurélio Nogueira, Fernando Rodrigues Martins, Ricardo Tadeu Linardi, Francisco Rogério Barbosa Campos, Marco Antônio Borges e Karen Thomé Seni Da Silva e Oliveira Goulart foram empossados em sessão solene da Câmara de Procuradores de Justiça. A cerimônia foi presidida pelo procurador-geral de Justiça de Minas Gerais e presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça, Jarbas Soares Júnior.

Os novos procuradores Acquaro Borsari, Rodrigues Martins, Barbosa Campos e Karen Goulart foram promovidos pelo critério de antiguidade. Nogueira, Linardi e Borges, por sua vez, ingressaram no novo cargo pelo critério de merecimento. Eles atuarão em Belo Horizonte representando o MPMG nos tribunais de segunda instância e superiores.

Posse_procuradores_NOTICIA01.png

Em seu discurso aos empossandos, Jarbas Soares Júnior ressaltou exaltou a singularidade do Minstério Público de Minas. “Vossas excelências atingiram o ápice da carreira no MPMG, reconhecido como um dos mais vanguardistas do país por batalhar diuturnamente pelo trunfo da Justiça na terra dos inconfidentes.”, afirmou o PGJ.

Posse_procuradores_NOTICIA05.png

Falando em nome dos colegas, Acquaro Borsari fez menção emocionada ao apoio da família evocando a memória do pai, incentivador da carreira, e ressaltou a importância do reinício como procurador. “Estamos renascendo na instituição. Atingimos o ápice institucional, trazemos conosco uma grande bagagem acumulada por meio de lutas e angústias enfrentadas na carreira”, disse, aos colegas.

Posse_procuradores_NOTICIA04.png

O procurador de Justiça e decano da Câmara de Procuradores de Justiça do MPMG Márcio Heli de Andrade discursou aos colegas lembrando as trajetórias profissionais de cada um. “Daqui por diante vossas excelências nos ajudarão nessa escalada de grandes desafios institucionais. São histórias de vida, de inspiração para as novas gerações, que vossas excelências carregam”, saudou.

Conheça o histórico de atuação de cada procurador de Justiça empossado nesta segunda:

Posse_procuradores_NOTICIA02.png

Luiz Henrique Acquaro Borsari – aprovado no 24º concurso para promotor de Justiça, tomou posse em 1989 na comarca de Pará de Minas e foi promovido para Uberlândia. Atuou na defesa do patrimônio público e combate à improbidade administrativa como coordenador regional do patrimônio público no Triângulo Mineiro.

Marco Aurélio Nogueira – ingressou na carreira do MPMG no 26º concurso. Tomou posse em 1990 na comarca de Estrela do Sul e depois foi promovido para Unaí e Uberlândia. É mestre e doutor em Direito.

Fernando Rodrigues Martins – aprovado no 26º concurso, foi empossado em 1990 na comarca de São Romão, sendo promovido para Ituiutaba e depois Uberlândia. Foi coordenador regional de defesa do consumidor de Uberlândia e representou o MPMG no Fórum Global sobre Direitos, Justiça e Desenvolvimento, em 2014.

Ricardo Tadeu Linardi – aprovado no 29º concurso de ingresso na carreira do MPMG, em 1992, como promotor substituto. Em 1994, foi promovido para Cristina e depois seguiu para as comarcas de Paraisópolis, Itajubá, Belo Horizonte e Pouso Alegre. Dedicou-se à defesa do patrimônio público da improbidade administrativa. Integrou o Grupo Especial de Defesa do Patrimônio Público (GEP).

Francisco Rogério Barbosa Campos – ingressou na carreira no 32º concurso, em 1994, como promotor substituto, sendo promovido para Inhapim, de onde seguiu carreira em Betim e Belo Horizonte, onde atuou perante o Tribunal do Júri.

Marco Antônio Borges – aprovado no 34º concurso para promotor de Justiça, tomou posse em 1997 como promotor substituto. Atuou em Congonhas do Campo, Coronel Fabriciano e Belo Horizonte.

Karen Thomé Seni Da Silva e Oliveira Goulart – tomou posse em 1998 como promotora substituta, por meio do 36º concurso. Obterve promoção para Almenara e depois seguiu carreira em Teófilo Ottoni, Betim e Belo Horizonte. Destacou-se por sua atuação nas promotorias de Justiça da família e do consumidor em Belo Horizonte.

Presenças

Acompanharam a cerimônia o corregedor-geral do MPMG Marco Antonio Lopes de Almeira, o terceiro vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Betinho Pinto Coelho, o desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), a deputada federal Ana Paula Junqueira Leão, a presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6), Mônica Sifuentes, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), Octavio Augusto de Nigris Boccalini, a ouvidora do MPMG Nádia Estela Ferreira Mateus e a presidente da Associação Mineira do Ministério Público, Larissa Rodrigues Amaral.

Acompanhe a íntegra da cerimônia de posse pela TV MP:

Fonte: Ministério Publico MG

Confira a matéria completa em: jornaldepatrocinio.com

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM