Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » Municípios terão limite para inscrever famílias unipessoais no Auxílio Gás

Municípios terão limite para inscrever famílias unipessoais no Auxílio Gás

Municípios terão limite para inscrever famílias unipessoais no Auxílio Gás

Imagem ilustrativa de gás — Foto: Agência Brasil

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) publicou nesta quarta-feira (27) uma portaria que prevê limite para inclusão de lares unipessoais no Programa Auxílio Gás. A Portaria nº 921, publicada no Diário Oficial da União, prevê que se o percentual de lares unipessoais (apenas uma pessoa na casa) recebendo o Auxílio Gás no município for igual ou superior a 16% do total de famílias beneficiárias, não serão incluídas novas famílias unipessoais no programa até que a cobertura esteja adequada.

Segundo o ministério, o objetivo é evitar concessões indevidas e garantir a continuidade do ingresso das famílias que mais precisam. Além disso, o limite municipal para atendimento não afeta o ingresso dos públicos mais vulneráveis, como pessoas em situação de rua, indígenas, quilombolas, catadores de material reciclável e libertos de situação análoga à de trabalho escravo.

Ainda segundo o ministério, o patamar foi definido conforme a estatística oficial mais recente de população. A taxa será submetida à revisão e regionalização por meio de norma complementar da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc), de acordo com estudos demográficos e dados estatísticos atualizados. A intenção é que o limite de abrangência nacional seja customizado para o universo de famílias residentes em cada município.

A nova portaria terá efeitos sobre a folha de pagamentos de outubro para todos os municípios que alcançaram ou superaram esse limite de 16% a partir de setembro.

Confira a matéria completa em: zug.net.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM