29 de maio, de 2024 | 08:30
Na RMVA, mulheres representam o maior número de trabalhadores por conta própria
Por Isabelly Quintão – Repórter Diário do Aço
Na Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA), que compreende os municípios de Ipatinga, Timóteo, Coronel Fabriciano e Santana do Paraíso, a maioria dos microempreendedores individuais (MEIs) é do sexo feminino.
No total, são 22.886 mulheres que atuam como pessoas jurídicas. Já os homens representam o número de 22.597 formalizações. Há 1,2% de diferença na quantidade.
As informações foram apuradas pelo Diário do Aço junto ao coordenador de estatística e de pesquisa do Observatório das Metropolizações Vale do Aço do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) campus Ipatinga, geógrafo William Passos. Os dados foram analisados conforme a base estatística do Portal do Empreendedor, do governo federal.
Dados por município
Na metade dos municípios da região, os homens representam o maior número de MEIs. No entanto, ao analisar a quantidade total da RMVA, a quantidade de mulheres nesse tipo de atuação se sobrepõe.
Em Ipatinga, por exemplo, o público masculino lidera o número de trabalhadores que atuam por conta própria, visto que o total é de 12.407. Enquanto no município há 11.630 mulheres trabalhando da mesma forma.
Em Santana do Paraíso, a situação também é parecida. São 1.910 homens microempreendedores individuais e 1.818 mulheres.
Por outro lado, em Coronel Fabriciano, o público feminino representa 5.260 atuações por conta própria. No município, os trabalhadores do sexo masculino que atuam no mercado de trabalho como pessoa jurídica consistem no total de 4.574.
Por fim, em Timóteo, mulheres MEIs apresentam uma quantidade de 4.098. Nesta mesma modalidade, o total de homens que têm um CNPJ é de 3.706.
MEI
Os microempreendedores individuais são profissionais autônomos regularizados que antes eram informais. Essa categoria também integra microempresas de comércio e prestação de serviços. Desse modo, é possível que um trabalhador atue em função de suas atividades econômicas por conta própria, de forma autônoma com CNPJ.
Já Publicado:
Faixa etária predominante dos MEIs do Vale do Aço é de 31 a 40 anos
Confira a matéria completa em: www.diariodoaco.com.br