Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » ‘Não tenho expectativa para reunião com o Zelensky’, afirma Lula

‘Não tenho expectativa para reunião com o Zelensky’, afirma Lula

Lula embarca para série de compromissos em Cuba e nos Estados Unidos

Faltando poucas horas para se encontrar com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pela primeira vez presencialmente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (19) que não tem “expectativa para reunião com o Zelensky” e minimizou a agenda com o líder ucraniano. 

Depois de vários desencontros em agendas internacionais e da troca de farpas entre ambos ao longo do ano, Lula e Zelensky vão se encontrar em Nova York, nesta quarta-feira (20). 

“Vou receber o Zelensky para conversar sobre os problemas que ele quer conversar comigo”, disse Lula a jornalistas. “Não tenho expectativa, a expectativa é de uma conversa de dois presidentes de países. Cada um com seus problemas, cada um com as suas visões”, declarou.

Após minimizar a agenda com Zelensky, ele pontuou que estava mais interessado na reunião bilateral com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, nesta quarta, quando vão tratar sobre o trabalho decente. “Estou muito interessado na reunião com o Biden, é muito importante”.

Desencontro

Será o primeiro encontro presencial entre Lula e o ucraniano. Mas não é a primeira vez que eles se falam. Os dois presidentes chegaram a conversar por telefone em março.  

Durante reunião de Cúpula do G7, em maio, no Japão, Zelensky tentou se encontrar com o petista, mas o governo brasileiro alegou incompatibilidade de agenda. À época, Lula chegou a dizer que o ucraniano não apareceu na hora marcada, o que foi refutado depois pelo presidente da Ucrânia. 

O petista tem dado declarações controversas sobre a guerra na Ucrânia. Lula chegou a dizer que o líder ucraniano parecia mais interessado no conflito do que em uma solução de paz.  

O mandatário brasileiro tenta encampar o Brasil como porta-voz para a criação de uma espécie de Grupo da Paz para colocar fim ao armistício. Mas, em meio as declarações polêmicas de Lula, a diplomacia brasileira perdeu território e credibilidade. A desconfiança é sobre possível alinhamento do Palácio do Planalto aos interesses do Kremlin. 

ONU

Lula está nos Estados Unidos e, na última terça-feira (19), discursou na abertura da 78ª Assembleia-Geral da das Nações Unidas. O petista tratou sobre a guerra, mas não chegou a criticar nominalmente a Rússia. O petista chegou a dizer que o conflito na Ucrânia “escancara” a incapacidade dos países integrantes da ONU de fazer prevalecer a paz. 

O petista discursou por 21 minutos e foi ovacionado oito vezes no palco das Nações Unidas. Mas uma falta de salva de palmas foi notada pela comunidade internacional. Zelensky, que assistia o discursa de Lula, não bateu palmas em momento algum.  

Confira a matéria completa em: zug.net.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM