O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fez uma declaração contundente nesta sexta-feira (16), afirmando que não planeja deixar o Brasil, mesmo com a possibilidade de condenação pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no inquérito que investiga a suposta tentativa de golpe. O ex-mandatário, que é réu em cinco crimes, sendo um deles o de golpe de Estado, terá suas testemunhas de acusação ouvidas a partir da próxima segunda-feira (19) pela Primeira Turma do STF.
“Alguns falaram que eu deveria sair do Brasil. Não vou sair. Me prendam, pô. Está previsto 40 anos de cadeia. Me prendam”, disse Bolsonaro durante uma entrevista ao canal AuriVerde Brasil no YouTube. Ele complementou sua fala mencionando sua idade e a gravidade de problemas de saúde: “Estou com 70 (anos) já. Quase morri na cirurgia. Vou morrer, não vai demorar”.
Na mesma entrevista, Bolsonaro voltou a criticar o processo judicial em curso, afirmando: “Eu, com 40 anos de cadeia no lombo, não tenho recurso para lugar nenhum. Vou morrer na cadeia. Qual crime? Crime impossível. Golpe da Disney”.
Desde março, Bolsonaro é investigado pelo STF, após a Procuradoria-Geral da República (PGR) acolher a denúncia contra ele e outros sete aliados. De acordo com as investigações, eles teriam formado o núcleo central na tentativa de golpe. Os crimes pelos quais eles respondem incluem: golpe de Estado, abolição violenta do Estado democrático de direito, associação criminosa armada, deterioração de patrimônio tombado e dano qualificado. As penas máximas, somadas, podem ultrapassar 43 anos de prisão.
O ex-presidente ainda mencionou que está sendo alvo de perseguição política: “Não sei até quando vou resistir”, lamentou.
Confira a matéria completa em: maisvip.com.br