Primeira ópera-rock criada por banda do Brasil, no caso pelo grupo paulistano Titãs, Doze flores amarelas entrou em cena nesta primeira semana de abril, em duas apresentações feitas dentro da programação da 27ª edição do Festival de Teatro de Curitiba, como mostra a foto de Annelize Tozetto. A primeira apresentação foi um ensaio aberto e a segunda – feita na noite de ontem, 4 de abril – foi caracterizada pelos Titãs como pré-estreia.
Já prevista pelo grupo para ganhar registro audiovisual em DVD no decorrer da turnê nacional, a ópera-rock tem narração de Rita Lee – mãe do guitarrista Beto Lee, músico admitido nos Titãs em 2016 – e apresenta 29 músicas em três atos que versam sobre assédio e vingança.
Titãs na ópera rock ‘Doze flores amarelas’
Divulgação Festival de Teatro de Curitiba / Annelize Tozetto
A violência sexual contra a mulher é o (atual) tema central do repertório autoral e do libreto escrito por Hugo Possolo a partir de argumento desenvolvido pelo dramaturgo com o escritor Marcelo Rubens Paiva e com os músicos e compositores Branco Mello, Sergio Britto e Tony Bellotto – o trio remanescente da formação clássica dos Titãs. Possolo também assina, com Otavio Juliano, a direção do espetáculo.
O texto da ópera-rock Doze flores amarelas expõe, em canções e textos linkados pela narração de Rita Lee, o assédio sexual sofrido por três estudantes universitárias chamadas Maria em festa a que elas vão por indicação de aplicativo intitulado Facilitador.
Abusadas por cinco garotos, as três Marias (apresentadas no texto como Maria A, Maria B e Maria C e vividas em cena pelas atrizes Corina Sabba, Cynthia Mendes e Yas Werneck) decidem se vingar e consultam novamente o aplicativo, sendo instruídas a lançar mão da magia Doze flores amarelas para concretizar a vingança, que provoca a morte de um dos cinco homens abusadores e, posteriormente, também a decisão de denunciar os rapazes, em atitude que motiva o abandono do plano inicial de vingança.
Os integrantes dos Titãs são os compositores de todas as músicas da trilha sonora original, algumas assinadas em parceria com Hugo Possolo e com o violoncelista Jaques Morelenbaum, casos de Sei que seremos e de É você. A produção musical é de Rafael Ramos.
Eis o roteiro da ópera-rock dos Titãs, reproduzido do programa do espetáculo Doze flores amarelas:
Roteiro da ópera rock dos Titãs ‘Doze flores amarelas’
Reprodução / Programa do espetáculo
Fonte: G1 Música – Leia a matéria completa.