Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » No Vale do Aço, menos de 15% do público foi vacinado contra Dengue

No Vale do Aço, menos de 15% do público foi vacinado contra Dengue

No Vale do Aço, menos de 15% do público foi vacinado contra Dengue

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) recebeu em 22 de fevereiro um total de 78.790 doses da vacina Qdenga contra a dengue, destinadas à imunização do público de 10 e 14 anos em 22 municípios designados pelo Ministério da Saúde.

A Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano distribuiu 5.411 doses, incluindo 2.691 doses para Coronel Fabriciano, 1.967 doses para Timóteo, 128 doses para Pingo-d’Água, 215 doses para Antônio Dias, 118 doses para Marliéria, 73 doses para Jaguaraçu, 150 doses para Dionísio e 69 doses para Córrego Novo.

Cabe aos municípios a operacionalização da vacinação, incluindo a definição dos locais de vacinação e estratégias especiais, conforme as diretrizes da Secretaria Municipal de Saúde.

Autoridades de saúde alertam para a importância da vacinação contra a dengue, uma doença que continua a representar um sério risco para a saúde pública na região e em todo o Brasil. A vacinação é fundamental para proteger as populações vulneráveis e controlar a disseminação da doença.

Na avaliação do médico infectologista Fernando Chagas, as populações que vivem em locais com maiores concentrações de casos de dengue precisam ser imunizadas com urgência. “Deve-se avaliar os locais onde se tem altas taxas de adoecimento e aplicar nesses locais, nessas populações. Somados também às estratégias de combate ao vetor, já que o vetor não transmite apenas a dengue, também transmite a chikungunya e transmite a zika. Combater o vetor, além de combater essas outras doenças, vai somar na luta contra a dengue, que muito provavelmente vai se refletir numa queda no número de casos durante os próximos anos.” Completou.

Cenário estadual

Minas Gerais enfrenta a maior epidemia de dengue de sua história, com um novo caso da doença ocorrendo a cada 12 segundos, equivalente a cerca de 5 registros por minuto em 2024, de acordo com o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti. Em apenas 71 dias, o estado registrou um montante de 514.830 possíveis casos de dengue, totalizando mais de 7.300 casos por dia.

Diante desse cenário, o governo anunciou estratégias para conter o crescimento das arboviroses, incluindo o lançamento do Novo Dia D, marcado para o próximo dia 23. Atualmente, apenas 1 em cada 4 crianças recebeu a vacina contra a dengue no Estado. Minas Gerais já responde por 1 em cada 3 casos de dengue no Brasil, segundo o painel de monitoramento de arboviroses atualizado na última segunda-feira, dia 11. Os números revelam mais de 15 mil casos prováveis e mais de 135 mil confirmados da doença no estado.

Participe dos canais da Itatiaia:

Confira a matéria completa em: www.itatiaia.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM