Com 69 atividades e participação de 37 municípios, a sétima edição da Noite Mineira de Museus e Bibliotecas será realizada nesta quinta-feira (9/5), com maior adesão de museus. A iniciativa do Governo de Minas é realizada pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), por meio da Superintendência de Bibliotecas, Museus e Economia da Criatividade (SBMEC), com apoio da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e da Diretoria de Museus (Dimus).
A proposta, executada desde 2022, é estender por um dia, a cada dois meses, o horário de funcionamento dos equipamentos culturais para que os visitantes que trabalham ou estudam em horário comercial tenham a oportunidade de participar das atividades durante a semana. O funcionamento durante a Noite Mineira de Museus e Bibliotecas será de 18h às 22h.
Dentro da variada programação que acontecerá em 69 equipamentos culturais diferentes, haverá contação de histórias, clube de livros, exposições, ateliês abertos, debates, visitas mediadas, debates e outras atividades.
Confira a programação completa, com acessibilidade para pessoas com deficiência visual.
Nesta edição, a novidade fica por conta da maior adesão de museus, que aumentaram em 27% a sua participação em relação à última edição. Entre os novos participantes estão o Museu histórico Ojú Aiyê (Matozinhos), o Centro de Memória da AngloGold Ashanti (Nova Lima), o Museu Regional de São João del-Rei e o Museu da Capela- Irmãs Dominicanas de Monteils (Uberaba).
A Noite Mineira de Museus e Bibliotecas é uma ação bimestral que visa propiciar a articulação do trabalho em rede dos equipamentos culturais, com objetivo de incentivar novas atividades, dar visibilidade a elas e formar novos públicos, de modo que o atendimento seja expandido. São realizadas nos museus e nas bibliotecas de todas as regiões de Minas Gerais.
Municípios participantes
Alto Jequitibá, Antônio Carlos, Araxá, Belo Horizonte, Campanha, Cordisburgo, Frutal, Guarda-Mor, Ipatinga, Itaguara, Itambacuri, Lagoa da Prata, Lavras, Mariana, Matias Barbosa, Matozinhos, Minas Novas, Montes Claros, Nova Serrana, Ouro Preto, Papagaios, Paracatu, Paraopeba, Patos de Minas, Poços de Caldas, Sacramento, Salinas, Santa Rita do Sapucaí, São João del-Rei, São José do Alegre, Sarzedo, Silvianópolis, Tumiritinga, Uberaba, Uberlândia, Unaí, Varginha
Confira a matéria completa em: www.agenciaminas.mg.gov.br