29 de abril, de 2024 | 07:00
Nos 60 anos de Ipatinga, prefeito Gustavo Nunes exalta protagonismo da cidade na região
Ipatinga é uma das poucas cidades do Brasil que no período pós-pandemia teve um aumento na sua nota do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)”
O município de Ipatinga completa nesta segunda-feira (29) emblemáticos 60 anos de emancipação político-administrativa. Apesar de ser relativamente nova”, a cidade acumula histórias, cultura e diversidade, além de concentrar a maior população e receita da região do Vale do Aço.
Em entrevista ao Diário do Aço, o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes (PL), destacou que o município é uma grande referência para a região. É referência em saúde, em infraestrutura. Nós temos aqui a felicidade de ouvir pessoas que são de fora, que passam por aqui ou vêm até a cidade de Ipatinga por algum motivo e estão sempre elogiando, porque é uma cidade muito arborizada, limpa, com boa infraestrutura e que na grande maioria dos outros municípios, não só em Minas, mas também no Brasil, não possuem toda essa infraestrutura e organização que Ipatinga tem”, garantiu o prefeito, que ainda disse que isso é um fato para se orgulhar, mas que também aumenta a responsabilidade.
Nunes também acrescentou que os munícipes têm inúmeros motivos para celebrar mais um aniversário, e destacou os avanços na área da infraestrutura e saúde.
Nós asfaltamos cerca de 150 ruas e a maioria esmagadora desse número de ruas estão dentro das comunidades. Nós temos avanços na saúde, como por exemplo, a inauguração do nosso bloco cirúrgico, onde nós já estamos fazendo as operações; conseguimos a retomada dos exames mais complexos como colonoscopia, endoscopia, que também já estava há muitos anos paralisado; então são muitos avanços e que nós temos sim motivos de sobra para comemorar. E na área da educação, após aquele período de pandemia, Ipatinga é uma das poucas cidades do Brasil que no período pós-pandemia teve um aumento na sua nota do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)”, especificou.
A criação da Guarda Civil Municipal (GCM), que está nas ruas de Ipatinga desde a segunda quinzena de abril, também é um grande marco, conforme Gustavo.
Economia aquecida no aniversário
O prefeito destacou o incremento econômico que os dias de festa irão proporcionar ao município. Com um investimento na casa de R$ 1 milhão, a administração pública espera movimentar mais de R$ 10 milhões na economia do município.
Todos os equipamentos, a estrutura, as bandas regionais e nacionais irão atrair pessoas tanto do nosso município quanto da nossa região aqui para a nossa cidade, onde vai movimentar os bares, os restaurantes, os mercados, vai movimentar também a rede hoteleira aqui do nosso município e isso é claro tem como fruto a geração de emprego, renda e movimentar cada vez mais a economia na cidade”, projetou.
Paralelo a isso, o chefe do Executivo garantiu que tudo que está sendo utilizado de infraestrutura, alimentação, bebidas, entre outros, são produtos e serviços de pessoas e empresas do município, com o intuito de fazer com que o investimento fique em Ipatinga.
O tradicional bolo de aniversário será partilhado entre a população pela manhã, no Parque Ipanema, que é considerado o cartão-postal da cidade. Ao todo, serão distribuídos 15 mil bolos no pote, todos comercializados por confeiteiras da região. A programação de aniversário também inclui shows e muitas outras atrações, que ocorrerão até quarta-feira (1/5).
Pontos a melhorar
Apesar de destacar os avanços, sobretudo, na área da saúde, há ainda o que evoluir. Precisamos avançar, ampliar esses atendimentos, ampliar as unidades de saúde, que são justamente as obras que nós estamos realizando neste momento. Nós conseguimos, pela primeira vez, construir o primeiro bloco cirúrgico municipal que está junto ao nosso hospital municipal. É um bloco cirúrgico extremamente moderno, de primeira linha, para melhor atender a nossa população e vários outros avanços. A questão da saúde pública não é uma questão apenas para nós, porque como Ipatinga é referência em saúde em toda a região do Vale do Aço, nós fazemos os atendimentos em saúde de toda essa macrorregião. Nós estamos falando de mais de 800 mil pessoas nessa área populacional que Ipatinga atende”, afirmou o prefeito.
Outro gargalo que carece de atenção do poder público é a mobilidade urbana, tanto para assegurar segurança no trânsito quanto para fluir o fluxo de milhares de veículos que transitam pelas ruas da cidade diariamente.
Nós sabemos que precisamos iniciar esse trabalho naquelas vias de acesso de trânsito rápido, naquelas vias que são arteriais na cidade, que já está no nosso cronograma para que a gente possa cada vez mais transformar e melhorar o trânsito, que não é tão simples. Ipatinga é uma cidade que tem um espaço, vamos dizer assim, relativamente pequeno comparado com grandes no Brasil, mas que tem uma população muito elevada pelo espaço de cidade que nós temos, então o trânsito também é um gargalo que nós estamos atentos e precisamos e vamos conseguir de fato melhorar”, concluiu Gustavo Nunes.
Confira a matéria completa em: www.diariodoaco.com.br