Início de ano, tempo de recomeços. Muitas pessoas aproveitam esse período para realinhar suas metas e objetivos, resolver pendências ou tirar alguns projetos do papel. Sendo um período propício para mudanças, muitos aderem às conhecidas “Resoluções de Ano Novo”.
Estabelecer metas é fundamental e faz parte do processo de mudança, seja em qualquer área de nossas vidas. Porém, é necessário estarmos atentos a alguns pontos. O primeiro a ser destacado é a importância de termos cautela ao estabelecer metas grandes demais ou que, de certa forma, fujam da nossa realidade no momento. Cada um de nós possui seu próprio tempo; devemos respeitar nosso processo e nossos limites.
Outro ponto fundamental é a necessidade de desapegarmos daquilo que não nos agrega. Início de ano é um ótimo momento para deixarmos para trás aquilo que não acrescenta coisas positivas em nossas vidas, como mágoas, ressentimentos, e até mesmo os erros cometidos – seja por si mesmo ou pelos outros. É preciso recomeçar e concentrar nossas energias nas novas metas. É claro que, em alguns momentos, podem surgir as frustrações por não conseguirmos cumprir alguma meta ou objetivo, ou por não conseguirmos levar os projetos adiante. Devemos ter em mente que é possível e, até mesmo, saudável rever as metas estabelecidas e, se necessário, modificar o plano de ação para que possamos alcançá-las.
Não podemos deixar de citar a importância dos cuidados relacionados à nossa saúde mental. Primeiramente, pois estes cuidados precisam (ou, pelo menos, deveriam) fazer parte das metas e resoluções de ano novo de todas as pessoas. E, também, por ser fundamental para que as outras metas possam ser atingidas, pois saúde emocional e bem-estar contribuem para o sucesso em qualquer área de nossas vidas.
Independentemente de quais metas ou objetivos forem traçados, um novo ano traz consigo novas oportunidades, a possibilidade de recomeço e de ressignificar aquilo que for necessário.
Larissa Souza e Silva
Psicóloga – CRP 04/53514
Pós-Graduada em Saúde Mental, Psicopatologia e Atenção Psicossocial
@larissasouzapsi
Confira a matéria completa em: maisvip.com.br