Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » Número de pessoas em situação de rua aumenta em 1000% na última década

Número de pessoas em situação de rua aumenta em 1000% na última década

Número de pessoas em situação de rua aumenta em 1000% na última década

O Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA) divulgou uma pesquisa realizada em 2023, revelando um aumento significativo de mais de 1.000% no número de pessoas em situação de rua cadastradas pelo governo em comparação com 2013. Principais motivos incluem brigas familiares e desemprego.

Problemas de saúde, especialmente relacionados à saúde mental, e a fragilização de vínculos familiares foram destacados como fatores relevantes para períodos prolongados na rua.

Em Ipatinga, não há dados públicos recentes sobre essa situação. Ao buscar informações na Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, foi afirmado que existe uma rede de serviços para atender às pessoas em situação de rua. O quantitativo varia devido ao constante deslocamento desse grupo.

A prefeitura destaca que Ipatinga, localizada em uma região facilitadora de fluxo migratório, é um polo industrial atrativo para emprego. No entanto, nem todos conseguem acessar oportunidades, resultando em dificuldades de subsistência.

José Carlos Gonçalves, de 47 anos, chegou a Ipatinga em 2008, conseguiu trabalho, mas, devido a problemas de saúde, afastou-se e não pôde mais pagar aluguel, levando-o à situação de rua desde 2019. Ele destaca os desafios psicológicos enfrentados por quem está na rua, ressaltando que nem todos são “gente do mal” e que a maioria deseja voltar para casa.

Em nota a prefeitura mencionou ainda o Centro POP e a Casa de Acolhimento Parusia como locais de assistência, que ofertam serviços como banho, orientação para emprego e acolhimento noturno. Mas, apesar dos esforços, muitos resistem a acessar essas estruturas, enfrentando desafios como seguir regras e adaptar-se a locais fechados devido ao costume de dormir ao ar livre.

Confira a nota completa da prefeitura

A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), esclarece aos cidadãos que a administração municipal conta com uma rede de serviços que atua permanentemente no sentido de prestar atendimento à pessoa em situação de rua. Contudo, muitos são resistentes a acessar essas estruturas. Onde há espaços públicos frequentados ou usados por essas pessoas como locais de permanência temporária, trabalhos têm sido feitos para remover excessos de materiais e garantir o respeito ao Código de Posturas Municipal, além de serem comunicadas as opções de serviços de garantia de direitos que são disponibilizadas pelo poder público.

No Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua – Centro POP, instalado na rua Pouso Alegre, 34, no Centro, pessoas em situação de rua podem tomar banho, lavar uma peça de roupa, recebem orientações para conseguir uma oportunidade de emprego, são atendidas por psicólogo e assistente social e, ainda, podem ser encaminhadas para determinados serviços.

Há, ainda, a Casa de Acolhimento Parusia, localizada na avenida João Valentim Pascoal, 40 – Centro, instituição conveniada à Prefeitura de Ipatinga e que oferta o serviço de acolhimento para pernoite e acesso a alimentação.

A dificuldade em seguir certas regras obrigatórias de organização, estar em locais fechados e, em alguns casos, até mesmo o costume de dormir em local aberto, faz com que pessoas em situação de rua sejam relutantes a desfrutar destas instituições de apoio.

Sobre o quantitativo de pessoas em situação de rua no município, este contingente é bastante variável, devido ao fato de tratar-se de um núcleo de indivíduos que tem como uma de suas características o constante deslocamento.

Ipatinga está localizada em uma região que facilita o fluxo migratório de pessoas, além de ser um reconhecido polo de trabalho industrial, atrativo para quem vem em busca de emprego, sendo que, por diversos fatores, nem todos têm como acessar as oportunidades oferecidas, daí as dificuldades de subsistência de muitos.

Para lidar com essas demandas, equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social executam também o Serviço Especializado em Abordagem Social, que objetiva identificar e encaminhar pessoas em situação de rua para os serviços ofertados pelo município.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

_##c##_script data-optimize>
window.dataLayer = window.dataLayer || [];
function gtag() {
dataLayer.push(arguments);
}
gtag(“js”, new Date());

gtag(“config”, “G-N1FL6SVHSS”);
_##c##_/script>


_##c##_script data-optimize>
(function (w, d, s, l, i) {
w[l] = w[l] || [];
w[l].push({ “gtm.start”: new Date().getTime(), event: “gtm.js” });
var f = d.getElementsByTagName(s)[0],
j = d.createElement(s),
dl = l != “dataLayer” ? “&l=” + l : “”;
j.async = true;
j.src = “https://www.googletagmanager.com/gtm.js?id=” + i + dl;
f.parentNode.insertBefore(j, f);
})(window, document, “script”, “dataLayer”, “GTM-MN8BPNC”);
_##c##_/script>

`;

const BODY_SCRIPTS = `

_##c##_noscript data-optimize
>_##c##_iframe
src=”https://www.googletagmanager.com/ns.html?id=GTM-MN8BPNC”
height=”0″
width=”0″
style=”display: none; visibility: hidden”
>_##c##_/iframe
>_##c##_/noscript>


_##c##_script data-optimize>
!(function (f, b, e, v, n, t, s) {
if (f.fbq) return;
n = f.fbq = function () {
n.callMethod
? n.callMethod.apply(n, arguments)
: n.queue.push(arguments);
};
if (!f._fbq) f._fbq = n;
n.push = n;
n.loaded = !0;
n.version = “2.0”;
n.queue = [];
t = b.createElement(e);
t.async = !0;
t.src = v;
s = b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t, s);
})(
window,
document,
“script”,
“https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js”
);
fbq(“init”, “912785013013323”);
fbq(“track”, “PageView”);
_##c##_/script>
_##c##_noscript data-optimize
>_##c##_/noscript>

`;

function renderScript(element, codeToInject) {
try {
const parsedScript = document
.createRange()
.createContextualFragment(codeToInject.replace(/_##c##_/g, ‘ {
cb();
console.log(‘⚙️ SEVN: Carregando scripts pesados!’);
}, 200);
} else {
window.addEventListener(‘load’, () => {
setTimeout(() => {
cb();
console.log(‘⚙️ SEVN: Carregando scripts pesados!’);
}, 200);
});
}
}

windowLoad(() => {
renderScript(document.head, HEAD_SCRIPTS);
renderScript(document.body, BODY_SCRIPTS);
});

Confira a matéria completa em: www.itatiaia.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM