Depois de sete anos, o Brasil terá novamente um piloto titular no grid da Fórmula 1 em 2025. Ao conquistar consecutivamente a F3, em 2023, e a F2, em 2024, o paulista Gabriel Bortoleto, de 20 anos, assinou contrato com a Sauber – futura Audi – e reascendeu a expectativa dos brasileiros entusiastas do automobilismo. Afinal, o país é o terceiro com mais títulos na história da F1 (oito), atrás apenas da Inglaterra (20) e da Alemanha (12) e Bortoleto chega à elite com retrospecto animador.
Confiante, porém, ciente da árdua trajetória que terá pela frente, Bortoleto afirmou nesta semana, em entrevista ao site oficial da F1, que não será um mero figurante na modalidade.
“Estou feliz por representar meu país, mas isso não me satisfaz totalmente”, disse ele. “Quero representar meu país e me sair bem, mas quero vencer corridas no futuro, lutar por coisas importantes. Mas, primeiro, preciso melhorar como piloto e progredir na F1, essa é a coisa mais importante para mim agora”, ressaltou.
Bortoleto conquistou o título do Mundial de Fórmula 2 no início de dezembro. O brasileiro subiu no pódio da última corrida da temporada ao terminar na segunda colocação em Abu Dhabi, e garantiu a conquista do campeonato com certa tranquilidade.
O argentino Isack Hadjar, único concorrente direto do brasileiro, acabou travado na largada e teve que receber ajuda para retornar aos boxes. Com isso, caiu para o último lugar e não conseguiu se recuperar para impedir a conquista de Gabriel.
Bortoleto será o primeiro piloto brasileiro titular da F1 desde 2017, ano em que Felipe Massa deixou a competição. O primeiro contato do agora campeão da F2 com o carro da Sauber ocorreu nos testes de pós-temporada, novamente em Abu Dhabi.
“Quando entrei no carro para o teste, foi muito, muito bom. Nenhuma pressão, apenas um novo começo e uma nova jornada. Vamos ver como vai ser”, comentou o piloto.
A notícia O que esperar de Gabriel Bortoleto na F1? Piloto do Brasil revela objetivos foi publicada primeiro no No Ataque por No Ataque
Confira a matéria completa em: noataque.com.br