Festivais de música atualmente têm o poder de transportar o público cerca de 20 anos de volta no tempo. Mesmo que não sejam desses eventos voltados para a nostalgia, os jovens estarão vestidos como suas bandas favoritas do Rock do início dos anos 2000, especialmente o Nu Metal.
A moda é cíclica e não há nenhuma novidade nisso. O que espanta é que o estilo antes considerado desleixado, agressivo e “super masculino” de bandas como Limp Bizkit, Slipknot, Linkin Park e Papa Roach agora tenha se tornado fashion – e com o envolvimento de marcas gigantes.
Uma reportagem especial da revista americana GQ usou como exemplo a colaboração da Adidas com o Korn para uma coleção completa de roupas e calçados, que teve direito a um “museu” da banda de Jonathan Davis montado na loja matriz de Los Angeles, como parte da divulgação.
Antes, a grife Heaven by Marc Jacobs já havia feito uma extensa colaboração com o Deftones de Chino Moreno, e outras marcas como Diesel, JNCO, Balenciaga, Vetements e No Faith também lançaram coleções inspiradas pelo Nu Metal em 2023.
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O que explica a volta da “moda Nu Metal”?
De acordo com o Google Trends, o interesse pelo Nu Metal é maior hoje do que era em 2004, quando bandas como System of a Down, Mudvayne e outras já citadas estavam no auge, e a plataforma começou a rastrear as menções desse subgênero do Rock.
Desde o final dos anos 2010, artistas ligados ao Trap e Hyperpop como Trippie Redd, Lil Uzi Vert, 100 gecs e Doja Cat fizeram referências diretas ao Nu Metal em seus lançamentos. Antes, nomes como Billie Eilish, Justin Bieber e Machine Gun Kelly já haviam incorporado as vestimentas do estilo.
Mas foi durante a pandemia, com o uso do TikTok crescendo no mundo todo, que as trends envolvendo dancinhas e versões aceleradas de Deftones, Slipknot e Korn criaram uma nova geração de fãs dessas bandas – e consequentemente jovens representantes da estética do gênero.
Esse foi o principal combustível pra onda de nostalgia que vivemos hoje, com festivais voltados para essas vertentes do Rock dos anos 2000 como o Sick New World nos Estados Unidos e o I Wanna Be Tour aqui no Brasil, além das turnês de reunião de várias bandas que marcaram aquela época.
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Afinal, qual é a estética do Nu Metal?
O Rock e a moda sempre andaram de mãos dadas: já tivemos o revival das jaquetas de couro do Hard Rock, das ombreiras da Disco e das camisas xadrez do Grunge. A diferença é que agora a Geração Z parece estar interessada numa estética mais sombria.
Segundo a reportagem da GQ, os itens mais procurados das coleções voltadas para o Nu Metal são macacões, moletons e calças extremamente largas, além de regatas brancas, óculos de sol, tênis e bonés de skate e correntes grossas, sempre com uma maquiagem forte.
O Nu Metal, portanto, seria o encontro perfeito de estéticas que são atemporais como o streetwear, e outras mais modernas como a moda rave e Y2K – tudo com um espírito de quem não se leva muito a sério, uma marca das bandas do início do século.
Dito tudo isso, não podemos ignorar o que (para este que vos escreve) é o motivo mais essencial de todos: o poder da qualidade musical de Linkin Park, Slipknot, Deftones e demais, ícones do útimo momento em que o Rock foi verdadeiramente mainstream. É história que não se apaga!
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