Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » Obras do canil municipal de Ipatinga estão em fase final

Obras do canil municipal de Ipatinga estão em fase final

Obras do canil municipal de  Ipatinga estão em fase final

IPATINGA – Em grande passo para a causa animal, Ipatinga está prestes a inaugurar seu primeiro Canil Municipal, um projeto pioneiro no Vale do Aço que promete transformar a realidade dos animais em situação de rua. Localizado na Av. Simon Bolívar, 713, Cidade Nobre, as obras do canil estão em sua fase final.

O Canil Municipal está sendo construído na seção de controle de zoonoses e abrange uma área de aproximadamente 200 m², contando com oito baias destinadas ao acolhimento temporário de cães e gatos. A iniciativa segue as diretrizes do controle populacional de animais, conforme as orientações do PRODEVIDA.

O prefeito Gustavo Nunes enfatiza que a construção do canil é mais um passo que a administração municipal dá em defesa da causa animal. É fundamental que a população também faça sua parte, se conscientizando da posse responsável e todos os cuidados que os animais demandam.

“Com a implantação do Canil Municipal, a Prefeitura estará consolidando uma preocupação com o cuidado e a proteção dos animais, assim como com a saúde e qualidade de vida da população” ressaltou o prefeito.

O projeto adota o conceito de “CATA” (Centro de Acolhimento Seletivo de Animais), uma abordagem que preconiza o recolhimento seletivo em situações específicas. Entre elas, destaca-se o recolhimento de animais de rua para posterior devolução ao local de origem, após passarem pelo processo de castração, vacinação e identificação (CED – Capturar, Castrar e Devolver).

De acordo com a médica veterinária Shara Regina, o Canil/Gatil tem como objetivo acolher animais agressores para um período de observação de dez dias, apenas quando o tutor não é identificado ou localizado. “A proposta do CATA é servir como uma casa de passagem, onde os animais entram, recebem o tratamento adequado e são reintegrados ao ambiente externo”, explica a veterinária.

A profissional esclarece ainda, que a mudança na abordagem reflete anos de estudo, evidenciando que o recolhimento indiscriminado de animais de rua não é uma estratégia eficaz. “A revisão dessa prática está respaldada tanto em legislação estadual quanto municipal, sendo essencial que cada município construa seu próprio CATA. Portanto, o atendimento proporcionado pelo Canil Municipal é exclusivo para o município de Ipatinga, reforçando o compromisso da cidade com o cuidado responsável dos animais”, disse Shara.

PRODEVIDA

O PRODEVIDA é um pacto firmado entre o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Prefeitura de Ipatinga. O compromisso estabelecido tem o objetivo de aprimorar a qualidade dos serviços prestados na área de zoonoses, reforçando o cuidado com a saúde tanto de pessoas quanto de animais.

Compartilhe em suas redes sociais

Confira a matéria completa em: www.jornalbairrosnet.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM