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Os bastidores do contrato de mais de R$ 1 bi entre CBF e Nike

Uniforme da Seleo Brasileira (foto: Rafael Ribeiro/CBF)

POR IGOR SIQUEIRA E RODRIGO MATTOS – A renovao contratual entre CBF e Nike vai render um caminho de dinheiro: pelo menos US$ 1,044 bilho (R$ 5,92 bilhes) ao longo de 12 anos (de 2027 a 2038).

O montante pode variar de acordo com o desempenho das vendas. E o pagamento vai chegar em um fluxo estabelecido no contrato, revelado nos balanos da CBF.

Para a CBF, h uma tranquilidade em relao variao cambial, porque o acordo foi firmado em dlar.

O QUE FICOU ACORDADO

  • Pagamento fixo: US$ 53,5 milhes (R$ 303,6 milhes) por ano, com parcelas trimestrais de US$ 13,3 milhes.
  • Royalties: o mnimo garantido de US$ 20 milhes por ano (R$ 113,5 milhes).
  • Bnus por assinatura: a CBF j recebeu o bnus em 2024 de R$ 920 milhes (US$ 162 milhes, na cotao atual).

Isso significa que foram US$ 13,5 milhes por cada ano de contrato.

  • Total anual: consideram valores fixos, mnimo de royalties e a fatia do bnus, so US$ 87 milhes (R$ 493 milhes) referentes a cada ano (de 2027 a 2038).
  • Valor por desempenho: O contrato prev pagamento adicional de acordo com o desempenho das selees brasileiras em torneios.

A CONTA DO BILHO

Ou seja, os valores de cada item do contrato atingem US$ 1,044 bilho, ao todo.
Fixo: US$ 642 milhes (R$ 3,6 bilhes)Royalties (mnimo): US$ 240 milhes (R$ 1,3 bilho)Bnus: US$ 162 milhes (R$ 920 milhes)

ANTECIPAO ENGORDA O CAIXA

A CBF informou que recebeu em dezembro de 2024 antecipaes de duas naturezas:

  • R$ 920 milhes, relacionado a direitos comerciais e obrigaes contratuais de janeiro de 2027 a dezembro de 2038 (contrato novo).
  • R$ 435 milhes das temporadas de 2025 e 2026 (contrato antigo).

Por isso, a entidade terminou o ano com caixa turbinado: R$ 2,43 bilhes.

MENOS PATROCINADORES

No ano em que fechou a renovao com a Nike, a CBF viveu uma baixa no nmero de patrocinadores Atualmente, a entidade s tem cinco. A Nike faz parte da prateleira principal, ao lado de Vivo, Guaran Antarctica e Ita. Mas a fornecedora de material esportivo paga bem mais do que todos eles No segundo escalo, a Cimed a nica remanescente.

A CBF adota o discurso de que est elevando o sarrafo dos valores exigidos aos patrocinadores. Mas algumas marcas, como a TCL e Gol, deixaram o backdrop da seleo porque entenderam que no estava valendo a pena. A tentativa de renovao no foi adiante.

Em 2024, considerando o efeito contbil, a CBF registrou uma queda na arrecadao com patrocnios em relao a 2023: saiu de R$ 527,9 milhes para R$ 451,3 milhes. No efeito caixa e na projeo futura, a entidade aposta que a Nike vai compensar isso tudo.

Mesmo contabilizando uma queda nos patrocnios (de novo, no efeito contbil apontado no balano), a CBF registrou R$ 1,3 bilho de receita bruta.

Confira a matéria completa em: noataque.com.br

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